Estarão em disputa as categorias livres da 2ª à 6ª classe masculina e feminina, sênior masculina (35 anos A, B, C e D; 45 anos A, B e C; e 55 anos A e B) e sênior feminina (30 anos A, B e C; 40 anos A e B).
Conforme Lucas Feltes, atleta de padel e um dos organizadores do evento esportivo, o Sul-Americano recebeu recorde de inscrições. "No ano passado, o evento foi no Paraguai e nós fomos com uma equipe do OK Center. Mas nessa edição conseguimos juntar as categorias (livres e sêniors), algo que nunca teve. Estamos bastante surpresos inclusive com a adesão de atletas brasileiros, que serão cerca de 190", destacou Feltes.
O organizador ainda justificou sobre a escolha de Novo Hamburgo para sediar o campeonato nesta temporada. "O OK Center possui dez quadras que estão entre as mais modernas instalações de padel do País", ressaltou Feltes.
O Sul-Americano de Padel Amador conta com apoio da Confederação Brasileira de Padel (Cobrapa), American Padel Federation e da Secretaria de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo (Smel).