Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Turismo Espírito Santo

Vila Velha atrai turistas em busca de história e cultura

A mais antiga cidade do Estado do Espírito Santo e é também a segunda mais populosa e uma das mais procuradas para turismo. O município também possui um rico sítio histórico

Por Daniela Moraes
Última atualização: 29.02.2020 às 09:36

Foto por: Vitor Jubini/ MTur
Descrição da foto: Convento da Penha fica em Vila Velha, Espírito Santo
Vila Velha possui lugares surpreendentes, com pontos turísticos encantadores. A idade também é conhecida como um bom destino para quem gosta de comer bem. A culinária local vai do cardápio árabe ao africano, passando pela comida japonesa e mexicana. Os restaurantes ficam localizados na Praia da Costa, Itapuã, Itaparica e também Barra do Jucu.

O Sítio Histórico possui várias construções antigas, na Prainha, como a Casa da Memória, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Museu Homero Massena, Gruta Frei Pedro Palácios e o Convento Nossa Senhora da Penha. Os cinco monumentos históricos estabelece um roteiro cultural, histórico e turístico.

O Farol Santa Luzia foi construído na Escócia. O equipamento foi inaugurado por Dom Pedro II no ano de 1871. De sua localização privilegiada é possível avistar partes dos municípios de Vila Velha, Vitória e Serra.

Outro ponto turístico é o Convento da Penha, cuja construção teve início no século XVI, é o mais antigo convento mariano do Brasil. Anualmente, mais de 3 milhões de pessoas visitam este monumento por ano. A Igreja do Rosário, cuja construção teve início em 1535, é a mais antiga em funcionamento no Brasil. Recentemente, o monumento foi completamente restaurado.

Há diversos museus pela cidade. Locais onde o visitante pode conhecer mais um pouco da história de Vila Velha, de seu povo e dos povos que para cá vieram e ajudaram a construir a cultura e a cidade. O Museu da Vale conta com um restaurante que funciona dentro de um vagão e tem como destaques também, a maior maquete ferroviária do Brasil e uma réplica da Maria Fumaça.

Forte da Barra

O Forte São Francisco Xavier da Barra foi construído por Vasco Fernandes Coutinho em 1535 e, em 1862, foi cedido à Marinha do Brasil.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.