Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Turismo Turismo

Cidade de Antonina é um pedaço bucólico do Paraná

É uma cidade histórica, notadamente pelo conjunto arquitetônico antigo, ruas estreitas e uma tranquila população que conserva sua tradições culturais e religiosas

Por Daniela Moraes*
Última atualização: 23.02.2020 às 09:18

Foto por: Werner Zotz/ Prefeitura de Antonina
Descrição da foto: Antonina é um município brasileiro do Estado do Paraná
Antonina, no Paraná, está situada a 90 quilômetros de Curitiba, e a 50 quilômetros de Paranaguá. A cidade surgiu devido à devoção a Nossa Senhora do Pilar. Eram duas irmãs que rezavam a Virgem do Pilar, o que fez com que o pequeno vilarejo se movimentasse e no dia 15 de agosto (como é até hoje), a cidade recebesse inúmeros fiéis que lotam a imponente Igreja Matriz construída em 1715.

Tem seu conjunto histórico e paisagístico tombado como Patrimônio da União. Possui uma paisagem privilegiada, emoldurada pelos morros e pela Serra do Mar, com vegetação exuberante, sendo banhada pelas águas tranquilas da Baía de Antonina, onde o Atlântico avança com mais profundidade em toda a costa brasileira.

O cenário bucólico do centrinho histórico é um dos cartões-postais da cidade. De frente para a Baía de Antonina e contornado por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar, o espaço é salpicado por coloridos sobrados coloniais e calçamentos em pedra. A cidade guarda as ruínas do antigo depósito de erva-mate em suas ruas estreitas e suas construções seculares mais de 300 anos de história. Antonina viveu sua fase áurea durante o Ciclo da Erva-Mate, na segunda metade do século 19. Hoje, essas construções atraem milhares de turistas.

Nos arredores, as atrações ficam por conta da natureza. Com boas corredeiras, o rio Cachoeira é um dos mais concorridos quando o assunto é rafting. As descidas acontecem em um trecho de três quilômetros e duram cerca de uma hora e meia.

*Com informações da prefeitura de Antonina

Barreado

Foto por: Arnaldo Alves/AEN
Descrição da foto: Barreado é comida tí­pica de Antonina, Paraná
Para repor as energias do passeio, aposte no prato típico da cidade de Antonina, o Barreado. A iguaria é preparada em panela de barro e entre os ingredientes tem pedaços de carne e farinha de mandioca.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.