Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Motores Mercado

Yamaha YZF-R3: DNA das pistas para as ruas

Edição especial celebra os 60 anos de vitórias da marca nas competições

Publicado em: 19.05.2022 às 06:00

Para comemorar o retrospecto da Yamaha na motovelocidade, chega ao Brasil a edição especial YZF-R3 World GP 60th Anniversary Edition, desenvolvida para o uso diário e que carrega o DNA de mais de 60 anos de competições e vitórias. Na região, o modelo tem preço sugerido de R$ 35,7 mil.

YAMAHA YZF-R3 WORLD GP 60TH ANNIVERSARY EDITION

A Yamaha estreou em grandes prêmios mundiais em 1961, no GP da França, e desde então conquistou mais de 500 vitórias com pilotos como Phil Read, Giacomo Agostini, Wayne Rainey, Eddie Lawson, Jorge Lorenzo e Valentino Rossi. O mais recente a integrar esse esquadrão de elite é Fabio Quartararo, atual campeão e líder da MotoGP na temporada de 2022.

Com produção prevista até dezembro de 2022, esta edição especial tem como destaques a pintura branca associada ao famoso Yamaha Speed Block em vermelho. Vem com o number plate amarelo na parte frontal e para-lama dianteiro na cor vermelha. No tanque conta com o emblema alusivo ao aniversário, juntamente com uma faixa vermelha - também presente nas laterais da rabeta.

Traz, ainda, destaques dourados nas rodas, nos garfos e nos emblemas do diapasão, assim como os das equipes da Yamaha de fábrica. Os manetes são pretos e há um emblema comemorativo especial na tampa da caixa de ar.

Contribui para agilidade e facilidade de ser pilotada, a união de seu baixo peso de 171 kg em ordem de marcha com a ciclística. Outros importantes fatores neste quesito são o chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior e as suspensões, que conciliam resistência e leveza.

Os amortecedores dianteiros que equipam a geração são do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso, capazes de garantir equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo. A maior vantagem da suspensão invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade.

Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro. Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado de 220mm e por uma pinça com pistão único. Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS.

Design

YAMAHA YZF-R3 WORLD GP 60TH ANNIVERSARY EDITION

A YZF-R3 carrega o DNA R Series da Yamaha, presente nas superesportivas YZF-R6 e a YZF-R1. Essa inspiração pode ser notada sobretudo no design da parte frontal da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED e no duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do campeão Fábio Quartararo.

Esse duto central entre os faróis tem a função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor. Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento.

Painel digital conta com Shift Ligth

YAMAHA YZF-R3 WORLD GP 60TH ANNIVERSARY EDITION

Quando o assunto é design, também merece destaque o belo painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste. Seu visual é arrojado, com um layout mais limpo e leitura mais fácil e dinâmica. E o melhor: é supercompleto, trazendo informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.

Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light. Utilizado em modelos de alta cilindrada, consiste em uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida. Pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa) ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.

Potência de 42 cv

De concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 centímetros cúbicos. Conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01 cv a 10.750 rpm, e 3,02 kgfm a 9.000 rpm, respectivamente.

Os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição) e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de alumínio e silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.