Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Churros em nova versão

Mini bolinho é ideal para acompanhar o café em dias frios

Publicado em: 17.05.2022 às 05:49

Da tradicional versão com doce leite e muito açúcar por fora às versões mais finas e regadas de bastante chocolate, o churros é uma iguaria que agrada a várias pessoas. O aroma do doce de leite na massa quentinha é inconfundível e remete até mesmo às lembranças da infância.

O churros existe há bastante tempo e a origem dele ainda é incerta. Há relatos de que os portugueses que levaram a receita à Europa, quando voltavam da China, na época da dinastia Ming. Outras histórias citam que foram os árabes e há ainda que afirma que foram os pastores espanhóis que inventaram a receita, porque era fácil de fazer no alto das montanhas onde eles não conseguiam obter pão fresquinho.

Para o café

Apesar de todas estas histórias, o churros divide com Espanha e México o posto de iguaria típica local. Mas a verdade é que muitos países, como o Brasil, adotaram a delícia como parte da gastronomia de rua. E até mesmo transformaram a receita original em outras saborosas versões.

Massa úmida, com toque de açúcar e canela e recheada de doce de leite: esse é o mini bolinho de churros sugerido pela Quitanda, de Pinheiros. O doce combina perfeitamente com o café da tarde nessa semana de friozinho. Afinal, quem não ama o sabor de churros, não é mesmo? Veja a seguir como preparar essa deliciosa receita.

Mini bolinho de churros

 mini bolinho
Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

¼ colher (chá) de sal

½ colher (chá) de fermento

4 colheres (sopa) de manteiga derretida

1 ovo

2 colher (chá) de extrato de baunilha

½ xícara de doce leite para rechear

Manteiga derretida, açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:

Peneire em uma tigela a farinha, o açúcar, sal e o fermento. Em seguida, acrescente a manteiga, o ovo, a baunilha e o leite e mexa com um batedor até obter uma massa lisa.

Coloque uma colherada de massa em uma forminha (tipo muffin) untada. Depois acrescente uma colher de doce de leite e cubra mais a massa, até ¾ de altura da forma.

Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por cerca de oito minutos. Ao tirar do forno, pincele com manteiga derretida e salpique a canela por cima.