Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) estão protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Desafio sobre rodas

Gabriel conquista a Serra do Rio do Rasto de bicicleta

Gramadense conclui 24km de subida em 1h36 e fica campeão da categoria juvenil
15/03/2019 10:41 15/03/2019 10:42

Foto por: Trilhas BR Fotop/Diulgação
Descrição da foto: Com 15 anos, Gabriel pratica a modalidade speed
O comprometimento e a busca por resultados satisfatórios estão sendo elementos imprescindíveis para o jovem ciclista Gabriel Sousa Silva, de 15 anos. O gramadense foi o campeão juvenil na modalidade speed do 11ª Desafio de Ciclismo Serra do Rio do Rastro, que aconteceu no domingo passado, dia 10. O percurso de 24 quilômetros iniciou na cidade de Lauro Müller e encerrou no topo da serra, em Bom Jesus da Serra, em Santa Catarina. Cerca de 750 atletas participaram do evento nas categorias Speed (ciclismo de estrada) e Mountain Bike, e reuniu representantes de 15 estados brasileiros.

Segundo Gabriel, sua maior dificuldade foi a chuva e o frio no dia da competição. Ele concluiu a subida da Serra do Rio do Rastro em 1h36 e se sagrou o campeão conforme seu objetivo. Como o trajeto era totalmente subida, foi necessário pedalar sentado para ter tração na roda de trás, e isso envolve muita musculatura, deixando o atleta mais cansado. “No ano passado fiz em 2h16, e depois de um ano de preparação com reforço muscular e nutricionista, conquistei o pódio”, explica o ciclista. A prova é promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo.

Melhora na saúde
Ele começou a pedalar aos 11 anos por incentivo do irmão e de um primo. “Eu era baixinho e com sobrepeso, fiz uma dieta e aos poucos tive mais resistência”, lembra. Em 2018, Gabriel foi o vice-campeão do ranking gaúcho de ciclismo. “Das competições que eu participo não vou com o foco de ser o campeão, mas, com certeza, dou o meu melhor para ter um bom resultado”, afirma.
Devido a falta de uma equipe da modalidade speed em Gramado, Gabriel integra a SMV Race, de Vacaria.

Foco para treinos sozinho

Foto por: Divulgação
Descrição da foto: Ciclista começou a competir em 2014 e já coleciona troféus
O jovem ciclista pedala sozinho em Gramado 5 vezes por semana, quando percorre cerca de 60 quilômetros cada treino. Gabriel também faz academia e acompanhamento com a nutricionista esportiva Grasiela Caliari. Ele conta com o apoio da família que auxilia de forma financeira no esporte e transporte para as competições. “O esporte aqui é pouco conhecido, por isso há dificuldade para conseguir patrocínio. Por isso temos que optar por competições para não se tornar pesado no orçamento”, aponta o pai de Gabriel, Roy Silva. Esse ano o objetivo do jovem é disputar o campeonato brasileiro da modalidade, mas para isso ele precisará de apoio.


  • Com 15 anos, Gabriel pratica a modalidade speed
    Foto: Trilhas BR Fotop/Diulgação
  • Ciclista começou a competir em 2014 e já coleciona troféus
    Foto: Divulgação

Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS