Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) estão protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Cultura

A importância do Gramado in Concert como legado cultural

Evento que evidencia a música clássica e promove capacitações encerra neste sábado
08/02/2019 11:02 08/02/2019 11:03

Foto por: Rafael Cavalli/Divulgação
Descrição da foto: Apresentações são gratuitas
A cada edição, o Gramado in Concert mostra a que veio. Nesses cinco anos de evento, já passaram centenas de estudantes e professores tendo um mesmo objetivo para a cidade: aperfeiçoar técnicas e desenvolver a cultura da música clássica. Exemplo disso são os alunos Juan Carlos Fiestas, de 31 anos, vindo do Peru, o violinista francês Garis Laporterie, de 17 anos, morador de Nantes, e a gramadense Isabel Damas Martins, de 18 anos. Para eles a experiência é incrível e buscam aproveitar cada minuto.

De Gramado: novas possibilidades

Foto por: Laura Gallas/GES-Especial
Descrição da foto: Isabel Dama Martins, de Gramado
Para Isabel Dama Martins, de 18 anos, que canta e toca violino, estar no Gramado in Concert pela quarta vez esta ainda é uma experiência incrível. “Eu costumo tocar músicas populares, mas aqui é possível conhecer outros repertórios e técnicas, assim saio da minha zona de conforto”, afirma a gramadense. Para ela o Festival poderia durar o ano todo. “É muito importante acontecer esse evento aqui, porque assim incentiva os moradores a ouvir a música clássica”, aponta. Isabel é filha do maestro Gledison Martins, por isso estuda música desde pequena. Ela também é talento confirmado em espetáculos do Natal Luz, por exemplo.

Do Peru: Juan busca capacitação

Foto por: Laura Gallas/GES-Especial
Descrição da foto: Juan Carlos, do Peru
O professor de música em Lima, no Peru, Juan Carlos Fiestas, de 31 anos, fez de tudo para participar do evento em Gramado. “Lá no meu País não há oportunidades assim, por causa da política eles não investem em cultura, mas ao mesmo tempo eles cobram qualificação, por isso precisamos encontrar fora de lá”, comenta o músico que está fazendo aulas individuais de trombone e participa da Banda Sinfônica do Festival. “é Muito importante quando uma cidade entende que a cultura não é só mostrar um show, mas também possui a preocupação de investir nas pessoas”, avalia Juan sobre Gramado e o evento.

Da França: 1ª vez no Brasil

Foto por: Laura Gallas/GES-Especial
Descrição da foto: Garis Laporterie, da França
Na noite de sábado, uma das apresentações mais aguardadas é da Orquestra Sinfônica A do Festival. Nela, participam estudantes do evento, e entre eles está o francês Garis Laporterie, de 17 anos. Natural da cidade de Nantes, o jovem saiu pela primeira vez da União Europeia e veio em busca de aprendizado aqui em Gramado. “Me chamou atenção o nível alto dos estudantes, todos são muito bons”, frisa. Para ele, a maior dificuldade nesse período em Gramado foi a comunicação em restaurantes. “Fiz várias amizades entre os estudantes, muitos falam inglês, isso facilitou”, ressalta.

Encerramento

“A cultura não tem custo. Cultura é investimento”. É assim que o secretário da Cultura de Gramado, Allan John Lino, enfatiza a importância do Gramado in Concert e da Orquestra Sinfônica de Gramado para a cidade e região. Após nove dias de intensa programação gratuita, a 5ª edição do evento encerra neste sábado, dia 9. A programação completa do evento você confere no site gramadoinconcert.com.br. A próxima edição do Gramado in Concert está marcada para 31 de janeiro a 8 de fevereiro do 2020.


  • Apresentações são gratuitas
    Foto: Rafael Cavalli/Divulgação
  • Isabel Dama Martins, de Gramado
    Foto: Laura Gallas/GES-Especial
  • Juan Carlos, do Peru
    Foto: Laura Gallas/GES-Especial
  • Garis Laporterie, da França
    Foto: Laura Gallas/GES-Especial

Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS