Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) estão protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Eleições 2018

Sartori apoia Bolsonaro; Leite rejeita PT: veja como ficam as alianças para o 2º turno

PDT é o preferido de MDB e PSDB para aliança no RS; Matheus Bandeira anuncia união com Sartori
09/10/2018 07:48 09/10/2018 07:50

Foto por: GES/GES/Reprodução
Descrição da foto: Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB)
Após chegar ao segundo da eleição para o governo do Estado, José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) mal tiveram tempo de comemorar e analisar com frieza o resultado e, consequentemente, as mensagens deixadas pelos eleitores nas urnas. Por uma pequena margem, Leite fechou o primeiro turno à frente de Sartori, com 286.268 votos de diferença para o atual governador.

A partir de agora, emedebistas e tucanos buscam ampliar seus palanques na busca dos votos que faltaram às suas candidaturas para que no segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro, para que possam garantir a um deles a missão de governar o Rio Grande do Sul pelos próximos 4 anos.

Emedebistas e tucanos realizam, a partir de agora, uma verdadeira corrida contra o tempo para ampliar seus palanques eleitorais. Os demais cinco candidatos que não chegaram à fase decisiva do pleito e tiveram seus votos computados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), arrebataram 1.969.713 eleitores.

Na onda de Bolsonaro 

O MDB largou na frente e pensando em surfar na onda pró Jair Bolsonaro, que consolidou o candidato do PSL à Presidência da República, e elegeu uma série de deputados estaduais, federais e senadores Brasil afora, o núcleo da campanha de Sartori realizou entrevista coletiva para chancelar o apoio ao capitão da reserva militar.

“Não cabe a nós ausência de postura e posição”, classificou o governador. Sartori elencou a questão federativa, o combate à corrupção e criminalidade, valorização da família e estímulo ao empreendedorismo como aspectos que levaram à decisão em apoiar Bolsonaro. Eduardo Leite participará de reuniões com a direção nacional do PSDB. A expectativa é de que hoje possa ocorrer algum anúncio de apoio. Segundo o coordenador da campanha tucana, Valdir Bonatto, uma decisão está tomada. “O Eduardo deixou claro que o projeto representado pelo PT não terá nosso apoio”, disse.

Ambos querem o palanque estadual do PDT

O PDT será o partido mais cortejado a partir de agora na disputa pelo Palácio Piratini. A sigla está no radar de emedebistas e tucanos. Conforme Valdir Bonatto, coordenador de campanha do PSDB, as propostas e anseios por mudanças propostas por Eduardo Leite e Jairo Jorge possuem pontos convergentes.

“O PDT tem sua história e a mesma identidade de mudança indicada pelo Eduardo no primeiro turno. Estamos conversando com os demais partidos, exceto o PT”, diz. O presidente do MDB no Estado, o deputado federal Alceu Moreira, ressaltou afinidades entre seu partido e o PDT.

“O PDT já integrou a base do governador Sartori e pretendemos conversar”, frisou. A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP) anunciou, ontem, apoio a Bolsonaro. Matheus Bandeira (Novo), declarou união à candidatura de Sartori e apoio a Bolsonaro. O presidente do PDT gaúcho, Pompeo de Mattos, foi procurado pela reportagem, mas não atendeu as ligações.

Resumo das alianças

2º turno na presidência

* Sartori apoia Bolsonaro
* Leite descarta o PT e estuda apoio a Bolsonaro
* Matheus Bandeira apoia Bolsonaro
* Senadora Ana Amélia apoia Bolsonaro
* Psol apoiará Haddad

2º turno no governo do RS

* PT será oposição a qualquer eleito
* PDT não definiu apoio
* Psol não apoiará nenhum
* Matheus Bandeira apoiará Sartori


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS