Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) estão protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Boa nova

Corpo de Bombeiros de Gramado tem novo comandante

Tenente Baigorra substitui o major Maurício Ferro Corrêa
13/04/2018 14:44 13/04/2018 15:05

Letícia de Lima/GES-Especial
Major Maurício, tenente-coronel Cunha e 1º tenente Baigorra
O Corpo de Bombeiros de Gramado conta com um novo comandante: o 1º tenente Márcio André Baigorra Ribeiro, nomeado em março deste ano. Ele substitui o major Maurício Ferro Corrêa, que devido a promoção assume o subcomando do 5º Batalhão Regional de Bombeiros Militar, com sede em Caxias do Sul, responsável por 49 municípios. A passagem de comando oficial ocorreu na tarde de terça-feira, dia 10, no quartel da corporação gramadense com a presença de autoridades militares e políticas, além de familiares.

Bastante emocionado, o major Maurício lembrou em seu discurso de sua chegada na cidade em 1999 e dos últimos sete anos em que atuou no Corpo de Bombeiros de Gramado. “Coloco minha mão no fogo pela corporação de Gramado. Ser bombeiro nesta cidade é algo diferenciado, nos faz agir com mais amor e responsabilidade. Vivi uma missão muito feliz desde 2011”, frisou, ressaltando que no próximo mês, data em que o Corpo de Bombeiros de Gramado completa 30 anos, será entregue um novo caminhão para a comunidade. “Um veículo de R$ 834 mil, o caminhão mais caro e equipado do Estado, adquirido da economia das taxas de prevenção ao longo dos últimos três anos”, informou orgulhoso.

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, também se pronunciou, desejou boa sorte ao major Maurício e deu boas vindas ao 1º tenente Baigorra. “Queremos acolhê-lo como filho de Gramado”, disse o chefe do executivo. A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel Ederson de Albuquerque Cunha, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar.


Foco no aperfeiçoamento técnico e aproximação com a comunidade
Natural de Uruguaiana, o novo comandante do Corpo de Bombeiros de Gramado, 1º tenente Márcio André Baigorra Ribeiro, de 45 anos, define sua transferência para a região como um grande presente para sua carreira, tendo em vista a importância da cidade no segmento turístico. “Meu maior desafio será manter o trabalho desempenhado pelo major Maurício. Vou seguir as diretrizes dele”, assegurou o novo líder da corporação gramadense.

De acordo com o comandante, entre suas prioridades estarão o aperfeiçoamento da guarnição e a aproximação de projetos sociais com escolas. “Gramado tem em sua equipe quatro – entre eles o major Maurício – dos melhores instrutores de APH (Atendimento Pré Hospitalar) e desencarceramento veicular do Brasil. Com profissionais bem capacitados quem ganha é a comunidade. E quanto aos educandários, o intuito é promover estágio voltado para os professores sobre acidentes escolares”, adiantou.

Currículo
O 1º tenente Baigorra iniciou sua carreira servindo a Marinha de Guerra, em Florianópolis, entre 1991 e 1992. Depois serviu ao Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade de Rio Grande, e realizou o curso básico de formação militar na Escola de Bombeiros em 1998. Atuou nos municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar. Com a realização do Curso Técnico em Segurança Pública na Escola de Bombeiros, em Porto Alegre, foi transferido para os Bombeiros de Camaquã, onde foi promovido a sargento.

Trabalhou na Casa Militar do Estado do RS entre 2011 a 2014. Atuou no Departamento de Comando e Controle Integrado da Secretaria de Segurança Pública do Estado por dois anos. Realizou o curso básico de administração militar e foi promovido a 1º tenente. Em seguida, recebeu o convite para assumir o comando do Corpo de Bombeiros de Gramado. Além disso, atualmente cursa o 3º semestre de Educação Física no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.



Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS