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Trânsito

Lombadas da região já estão em pleno funcionamento

Controladores de velocidade transmitem dados e também multam
14/03/2018 08:03 14/03/2018 10:28


Arquivoo GES
RS-235 é um dos pontos
A novela sobre o funcionamento das lombadas eletrônicas em rodovias estaduais da região parece que chegou ao fim. Com isso, o episódio que passa a fazer parte do roteiro do protagonista, no caso o motorista, é de maior atenção no trânsito. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), as lombadas responsáveis por monitorar a velocidade nas estradas e registrar infrações da região estão em pleno funcionamento desde segunda-feira (12).

Na prática, os motoristas precisam controlar a velocidade porque elas já estão transmitindo os dados e multando. É que na segunda-feira foi a data limite para a conclusão do processo de instalação, previsto no contrato assinado entre o Daer e a empresa Kopp Tecnologia, que venceu a licitação realizada em dezembro de 2017 e é a responsável pela operação dos equipamentos.

O diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, ressalta que a implantação do programa de monitoramento trouxe segurança às rodovias. Com elogios à Kopp Tecnologia, Uberti comenta que o prazo final para implementar todo o programa era em abril deste ano. “Antecipamos em quase um mês e a minha data final era 15 de março, mas ela conseguiu entregar em 12 de março”, salienta.

Ele reforça que o sistema de monitoramento é honesto porque mostra a lombada bem visível. “O sistema está preservando a vida do motorista, mas principalmente da criança que atravessa, do indígena que está ali”, exemplificou, acrescentando que infelizmente para manter um motorista vivo é necessário, eventualmente, multar. “Se não onerar o bolso do infrator, acaba perdendo a vida dele. Não é o melhor jeito do mundo, o melhor seria a educação, mas não tem jeito”, declara.



Saiba mais 

As lombadas eletrônicas são os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica ostensiva. Estão localizadas em trechos com intensa circulação tanto de veículos quanto de pedestres, como meio de estimular a redução da velocidade e a segurança viária.

A lombada eletrônica é instalada de forma que fique totalmente visível aos usuários da rodovia, reforçando sua importância educativa para um trânsito seguro.

A velocidade dos veículos que passam pela faixa monitorada é captada por sensores no asfalto e, automaticamente, indicada no visor. Quando o veículo excede o limite de velocidade, ele é fotografado e a imagem consta como prova no auto de infração.


Jornal de Gramado
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