Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia
Atenção

Tem iPhone ou iPad? Cuidado com o texto-bomba

Bug em sistemas operacionais da Apple, mesmo atualizados, não é destrutivo mas pode travar dispositivo do usuário
20/02/2018 00:56 20/02/2018 18:20

Reprodução
Combinação de caracteres do idioma telugu (da Índia) que está sendo usada para derrubar aparelhos da Apple
Um bug (defeito) de software está causando dores de cabeça para muitos usuários de sistemas operacionais da Apple ao redor do mundo. Proprietários de iPhones, iPads e computadores da marca da maçã estão sendo vitimados por uma espécie de pegadinha que se dissemina por redes sociais e aplicativos de mensagem, como Twitter e WhatsApp. Ao receber um arquivo de texto, o sistema do usuário pode apresentar lentidão e até travar ou reiniciar subitamente. O problema não é destrutivo, ou seja, não elimina arquivos nem ameaça o funcionamento dos aparelhos, mas causa transtornos.

O problema acontece quando o usuário recebe um bloco de texto no idioma telugu (uma das principais línguas da Índia). Por um erro de software, ao tentar converter os caracteres deste idioma para aquele do aparelho do usuário, o sistema se perde e pode travar ou reinicializar. Não há perda de dados ou arquivos, mas o fato de resetar o dispositivo pode prejudicar outras atividades ou processos que estejam rodando.

Sites internacionais especializados dizem que o defeito foi identificado em sistemas da Apple, mesmo atualizados. Ele se alastrou como uma brincadeira aplicada por alguns usuários, só que teria acabado saindo de controle. A imprensa internacional está chamando o defeito de "bomba de texto".

O QUE FAZER E COMO EVITAR

Não abra mensagens cujo preview na notificação do celular ou iPad apresente caracteres estranhos ou códigos ininteligíveis. Se recebeu um texto destes e seu aparelho travou, apague toda a conversa com o usuário que enviou o bloco de texto.

A Apple estaria trabalhando para resolver o defeito. Uma correção veio juntamente com o iOS 11.2.6, lançado segunda-feira para iPhones e iPads. Porém, o novo sistema não é compatível com alguns aparelhos anteriores. É possível que versões de correção para iOS anteriores sejam disponibilizadas nas próximas semanas. Neste caso, usuários devem ficar atentos aos avisos de atualização de sistema disponível.




Jornal de Gramado

Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS