Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Exemplo de dedicação

Aos 77 anos, seu José vai se formar em Psicologia

Morador de Nova Petrópolis realiza seu sonho no sábado
11/01/2018 07:26 11/01/2018 20:44

Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Formatura da turma de José Carlos se forma em Psicologia neste sábado, dia 13
Há mais de uma década, sentado na frente da televisão, o aposentado José Carlos da Silva Dias, morador de Nova Petrópolis, se surpreendeu com uma reportagem. A matéria trazia a história de um homem de 80 anos que estava prestes a se formar em Direito. “Aquilo me chamou a atenção. Se ele estava se formando, eu, na casa dos 60 anos na época, também poderia ter esse sonho realizado”, recorda. O exemplo foi o impulso que o então inspetor de Tratamento da Corsan precisava para entrar na universidade e ajudar a engrossar o número de idosos no ensino superior.

O motivo para que o ingresso na universidade tenha sido protelado, no caso de Dias, teve relação com sua dedicação ao trabalho durante toda a vida. “Por 30 anos atuei como funcionário público, viajava muito na função que desempenhava e sempre fui muito dedicado”, lembra Dias.

Aposentadoria

Já aposentado, em 2008, foi que ele resolveu estudar o que a prática já havia demostrado possuir como habilidade. “Sempre tive facilidade de relacionamento com as pessoas e durante muito tempo atuei auxiliando a área de treinamento da empresa e, por isso, optei pelo curso de Psicologia”, conta ele, que, aos 77 anos, se prepara para colar grau neste sábado, dia 13, na Ulbra Canoas.

Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal
Com parceria dos colegas, Dias (à direita) também cumpriu o estágio

Sessentões no ensino superior

De acordo com o Censo da Educação Superior 2016, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Brasil, 24,5 mil pessoas com mais de 60 anos se matricularam na graduação em 2016 de um total de pouco mais de 8 milhões de matrículas. Só no Rio Grande do Sul, foram quase 2 mil novos estudantes nessa faixa etária, de quase 500 mil matriculados. O número é superior ao levantamento realizado cinco anos antes, quando o Censo da Educação 2011 apontou 17 mil inscritos nessa faixa etária no Brasil e 1,3 mil no Estado.

Rotina dedicada aos estudos

Durante os dez anos em que frequentou a universidade, o idoso conta que manteve uma rotina dedicada aos estudos. O morador de Nova Petrópolis cursou cerca de três cadeiras por semestre. “Como moro longe da faculdade, pegava disciplinas em dias consecutivos e me organizava para ficar em Porto Alegre para estudar”, recorda. O apoio da esposa e dos três filhos foi importante para seguir na jornada, bem como os estímulos recebidos dos amigos e demais parentes. “A família foi fundamental. A minha filha também é psicóloga e, ao longo da formação, conversamos muitas vezes sobre a profissão”, revela. No final do curso, com a conclusão do estágio, o idoso conta que vivenciou o que considera um divisor de águas na formação.

Atuando como estagiário na área de Psicologia Clínica, no atendimento de seis pacientes de uma organização não governamental de Canoas, Dias conta que reafirmou sua vocação. “Quando a gente percebe que através do nosso trabalho podemos minimizar o sofrimento das pessoas, é muito gratificante”, define. A identificação foi tamanha que Dias quer seguir atendendo voluntariamente na ONG, além de se dedicar a uma pós-graduação. “Uma pessoa que vem estudando e para, regride, porque o mundo continua se desenvolvendo e sem estudo não existe possibilidade de acompanhar”, ensina ele, enquanto aguarda para vestir a toga e festejar ao lado dos familiares e amigos a conquista.


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS