Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Entrevista da Terça

Mais do que fazer história, Manu Caliari quer ter um bom mandato

Vereadora será a primeira mulher a presidir o Legislativo gramadense
08/01/2018 19:24 08/01/2018 19:25



Ilton Müller/GES-Especial
Manu é natural de Porto Alegre, reside em Gramado há 20 anos e é casada há 10 com o empresário Anderson Caliari
Quando assumir a presidência da Câmara de Vereadores às 18 horas desta quarta-feira, a vereadora Manu Caliari (PRB), 33 anos, estará entrando para a história da política gramadense. Será a primeira mulher a comandar o Poder Legislativo nos 63 anos de existência do município. “Para mim é uma grande honra, pois as mulheres gramadenses merecem ocupar os mais altos cargos nos poderes”, afirmou Manu. Natural de Porto Alegre, reside em Gramado há 20 anos e é casada há 10 anos com o empresário Anderson Caliari. Ela está no segundo mandato na Câmara de Vereadores.

Com que objetivo você ingressou na política?

Manu - Não sou uma pessoa de me omitir e ficar reclamando de braços cruzados. O ambiente político precisa de mudanças urgentes em nosso país e se queremos mudanças, temos que fazer acontecer. Como diz o Augusto Cury, o fantasma da crítica me assusta, mas o fantasma da omissão me assombra. 

Na sua opinião a política é um espaço que as mulheres ainda precisam conquistar?
Manu - Com certeza. Mesmo que pareça arcaico ter que falar sobre isso, os números demonstram que a participação feminina ainda é muito pequena. Por exemplo, em Gramado só tivemos ao longo da história 9 vereadoras, sendo somente 4 eleitas e 5 suplentes, contra 150 homens. Espero ser a primeira presidente de muitas.

Como se sente sendo a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo em Gramado?
Manu - Para mim é uma grande honra, pois as mulheres gramadenses merecem ocupar os mais altos cargos nos poderes, pena que isso só tenha acontecido 63 anos depois da criação da Câmara de Vereadores em nossa cidade, pois ao longo da história as mulheres se deram muito para o desenvolvimento de Gramado em todos os aspectos. 

Como tem sido a sua relação com o Poder Executivo?
Manu - Meu relacionamento com o Executivo é bom, sempre muito respeitoso. Não me considero opositora, me oponho ao que não é bom para Gramado e não tenho problemas em elogiar e reconhecer o que é bom. Mas como vereadora sou incumbida de fiscalizar e cobrar ações planejadas, eficazes e contínuas.

Na sua opinião, a comunidade gramadense tem acompanhado o trabalho dos vereadores? O que pretende fazer para mudar isso?
Manu - Com a transmissão ao vivo pelo facebook e com a transmissão pelo youtube, melhorou bastante, mas pretendo ampliar através do uso da tecnologia das transmissões, maior interatividade nas redes sociais e estar mais próximos da comunidade através de ações específicas que faremos ao longo do ano. Mas a comunidade também deve buscar conhecer o trabalho dos vereadores, votar com sabedoria é isso, é acompanhar para poder cobrar.

Quais serão suas prioridades como presidente?
Manu - Conduzirei com justiça, trabalho e muito respeito à comunidade e aos poderes, mas não aceitarei desrespeito ao Poder Legislativo. Os vereadores são a representação legítima do povo e precisam ser respeitados independentemente do seu posicionamento político e partidário, um por todos e todos por Gramado. 


E quais são seus projetos políticos futuros? Cogita concorrer a um cargo de deputada ou prefeita, por exemplo?
Manu - Não serei candidata a deputada nas próximas eleições, pois pretendo me dedicar ao meu trabalho no município. Quanto a ser prefeita, não excluo essa possibilidade, mas ainda é cedo para falar sobre isso. Primeiro quero fazer o meu trabalho como vereadora muito bem feito! 

Que atividades a sra. exerce foram do ambiente político? O que te move a fazer isso?
Manu - Sou empresária do ramo do entretenimento, da gastronomia e da hotelaria. Sou uma apaixonada pelo empreendedorismo e acredito que é uma das maneiras de transformar a vida das pessoas.


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS