Jornais
FECHAR
  • Jornal NH
  • Jornal VS
  • Diário de Canoas
  • Diário de Cachoeirinha
  • Correio de Gravataí
Grupo Sinos
Publicado em 12/03/2015 - 10h11
Última atualização em 12/03/2015 - 12h32

Estilo colonial e ecologicamente correto que vem direto de Lomba Grande

Marca Vértice Rústico produz peças a partir de madeira de reflorestamento

Moacir Clemente - moacir.fritzen@gruposinos.com.br

Exemplo de cuidado com a natureza que vemde Lomba Grande. É dessa forma que o administrador Valberto Diehl fabrica móveis em estilo colonial. Utilizando apenas madeira de reflorestamento, ele produz mesas, cadeiras, banquetas, bancos, sofás, armários, lustres e inúmeras outras peças, tendo o eucalipto como principal matéria-prima. Trabalhar com madeira já é uma tradição da família Diehl. “O meu bisavô veio da Alemanha e construiu uma serraria a vapor. Só o meu pai interrompeu a atividade com fins comerciais por um certo tempo, mas continuava a usar aquele espaço para alguns trabalhos em benefício próprio. A experiência na área soma cerca de 180 anos”, conta.
 
O jovem empreendedor viu que a fabricação de móveis com estilo rústico tinha espaço no mercado e resolveu arregaçar as mangas para levar adiante todo esse conhecimento acumulado pelos Diehl ao longo de várias gerações. Hoje, as peças fabricadas pela empresa Vértice Rústico podem ser usadas em espaços internos e externos. “Tenho uma maneira diferenciada nesse processo e batalho para manter essa linha, que é não usar cola e ter os parafusos como base de montagem”, explica.
 
Outra característica dos produtos feitos por Diehl é a funcionalidade. “Mesas podem ser desencaixadas para virarem bancos”, exemplifica o administrador, que pensa em otimizar ao máximo cada espaço disponível. Os armários também seguem um estilo rústico. “Não mexo muito no formato. Posso até trocar os puxadores, incluir ou excluir gavetas, mas a ideia é ser fiel à originalidade. É o mesmo princípio de um pintor que só trabalha com um determinado tipo de tinta”, reforça. Os móveis são pesados e duráveis. “Podem ser expostos à chuva e ao sol”, ressalta. Os preços variam de acordo com o projeto. 
 
Veja algumas peças desenvolvidas pela marca Vértice Rústico: 

Publicidade