Mineradora - 27/01/2012 10h30
Atualizado em 27/01/2012 10h38

Vale recebe navio cargueiro que permitirá trocas no mar

Embarcação ficará próximo da ilha de Luzon, nas Filipinas; custo total da obra foi de US$ 15 milhões


COMPARTILHE:

Agência EFE

China  - A companhia mineradora Vale acabou de receber dos maiores estaleiros da China uma embarcação adaptada que permitirá o abastecimento de navios no mar, sem a necessidade de se chegar a um porto.

O navio cargueiro ficará próximo a ilha de Luzon, nas Filipinas. O jornal South China Morning Post divulgou nesta sexta-feira que o navio Ore Fabrica, de 280.815 toneladas, foi adaptado pelos Estaleiros de Jiangsu Xinrong, na província de Jiangsu, ao norte de Xangai, que fazem parte da Corporação Estatal de Construção Naval da China, a maior produtora do país.

A embarcação foi transformada numa plataforma flutuante de troca de carga, o que permitirá transferir em pleno mar minério de ferro para outros navios sem necessidade de chegar a um porto. O custo total da obra foi de US$ 15 milhões para a Vale.

O Ore Fabrica pertence à empresa Seamar Shipping, filial da companhia brasileira, e já partiu da base dos estaleiros chineses para a baía de Subic, no litoral da ilha de Luzon, nas Filipinas, onde deve chegar em 2 de fevereiro. Nessa ilha, o Ore Fabrica se juntará a outros dois grandes navios de grandes proporções da mineradora, o Vale China, de 400.606 toneladas, e o Vale Brasil de 402.347 toneladas.

A Vale assinou um acordo em setembro com as autoridades locais filipinas para poder instalar na baía de Subic uma instalação flutuante para a transferência de cargas, que permitirá navios de menor porte entrarem na China. O Ore Fabrica tornará esse objetivo possível, depois que alguns portos chineses impediram a chegada dos navios da Vale de maior porte, alegando razões de segurança.

Tags/ palavras-chave:
abastecimento , Brasil , segurança , China





0 Comentários
Email:

Comentário
Caracteres restantes:
Concordo com os termos de uso.
Fechar termo
segurança

Não consegue ler a imagem? Clique nela para gerar outra.
Digite o código ao lado
* todos os campos são obrigatórios.
DE
* Nome
* E-mail
* Comentário
Caracteres restantes: 300
PARA
* Nome
* E-mail
segurança
Digite o código ao lado
* campos de preenchimento obrigatório.
Obrigado, seu comentário foi confirmado com sucesso.
Aguarde, que em breve, após moderação seu comentário será liberado.

Publicidade