Novo Hamburgo - A Câmara dos Deputados aprovou por 369 votos contra 72, e duas abstenções, a emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) que prevê a distribuição dos royalties da exploração do petróleo entre todos os estados e municípios, segundo as regras dos fundos de Participação.
A emenda modifica o texto do projeto que trata do sistema de partilha e da distribuição dos royalties que previa que os estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) ficassem com a quase totalidade dos recursos do petróleo. Pela proposta aprovada, estados e municípios terão direito a royalties tanto dos contratos de concessão quanto dos do pré-sal.
O líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), argumentou que a emenda é inconstitucional, porque fere contratos já firmados e deverá ser vetada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso o texto seja mantido na votação do Senado.
Com a votação da emenda, a Câmara concluiu nesta quarta-feira que as votações dos quatro projetos que tratam da exploração do petróleo na Camada do pré-sal.
De acordo com dados da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), as prefeituras do gaúchas passariam a receber R$ 417 milhões por ano. De acordo com a rádio Guaíba, até então, elas recebiam cerca de R$ 45 milhões.