
Gramado - A semana serviu para os estudantes da rede pública e privada da Serra se despedirem das férias e prepararem material e espírito para os estudos. Nesta quarta-feira, cerca de 4,3 mil alunos da rede municipal de ensino iniciam o ano letivo em Gramado. Em Canela, os portões das escolas municipais abrirão um dia depois quinta-feira.
Mas para os educadores e autoridades ligadas ao ensino, 2012 já começou. Os dois municípios realizaram encontros na semana passada para marcar o início do ano letivo. Na quinta-feira, 16, professores e funcionários dos educandários gramadenses se reuniram em solenidade na ExpoGramado, que contou com a presença do prefeito Nestor Tissot e do secretário de Educação, João Carlos Adam.
Para Tissot, 2011 marcou uma conquista da Secretaria de Educação de Gramado: a gratuidade de transporte escolar e universitário. “Estamos dando atenção especial aos nossos estudantes, pois acreditamos em seu potencial e numa cidade com um número maior de bons profissionais no futuro”, frisou o chefe do Executivo.
O secretário Adam ressaltou a qualidade da merenda escolar e a infraestrutura das escolas que, segundo ele, recebem melhorias permanentemente. “Das creches até o ensino fundamental, toda a rede foi devidamente ampliada conforme a necessidade dos educandários”, frisou.
CANELA
Em Canela, a primeira reunião dos educadores municipais aconteceu no dia 16 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Orientados pela assessora técnica, Carla Sauer de Oliveira, e pela secretária de Educação, Marluce dos Santos Fagundes, diretores das escolas de ensino fundamental debateram os rumos para este ano.
O encontro serviu para analisar os pontos positivos do ano passado e os que precisarão ser retomados em 2012. Entre os bons momentos, foi pontuado o avanço na aprendizagem - que registrou diminuição da reprovação - a presença da família na escola, CPMs atuantes, ampliação, compra de terrenos e construção de ginásios, formação continuada dos professores e o entrosamento entre a Secretaria de Educação, direção das escolas, professores e a comunidade escolar.
No dia 7 de março será a vez dos diretores rede municipal da educação infantil se reunirem para o primeira encontro do ano.
REDE PARTICULAR
Em Canela, mais de 500 alunos são esperados para o retorno das atividades no Colégio Marista Maria Imaculada nesta quarta-feira, 22. O educandário investiu em melhorias. Todo o pátio interno foi reformado e o parque infantil foi deslocado de lugar e recebeu novos brinquedos. O uniforme escolar volta a ser obrigatório. Outra novidade é a abertura do turno integral. Os pequenos da educação infantil e 1º ano do ensino fundamental poderão ser matriculados também no turno da manhã, onde terão projetos pedagógicos.
A escola Ninho, de Gramado, reiniciará as aulas também nesta quarta-feira. Já o Colégio Cenecista Visconde de Mauá, também de Gramado, reinicia as aulas nesta quinta-feira, 23