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Niyama

A distorção da realidade e como ela nos atrapalha

As chamadas percepções errôneas são apontadas como causa de sofrimento pelos Yoga Sutras de Patanjali.

O yoga é uma filosofia de vida que começou na Índia e busca, através de uma série de práticas, a expansão da consciência, transcendendo a condição humana do sofrimento. A palavra yoga significa união, e a prática busca essa conexão consigo mesmo e com o universo. É muito mais do que uma sequência de posturas - e há diferentes maneiras de praticar, inclusive no nosso dia-a-dia. Isso é mostrado muito claramente por uma escritura chamada de Yoga Sutras de Patanjali. Esse sábio indiano compilou os ensinamentos que eram passados de geração em geração na Índia e a sua principal lição é o autoconhecimento.

Uma das partes mais incríveis, ao meu ver, é a que Patanjali fala sobre percepções errôneas. Percepções errôneas se referem à distorção da realidade. Já há milhares de anos, o sábio apontava essa distorção como uma das causas do sofrimento e da agitação da mente. Um exemplo: você manda um questionamento super amoroso para seu companheiro ou companheira pelo Whats e não recebe nenhuma resposta. Imediatamente, a sua cabeça começa questionar se a pessoa está brava com você, o que aconteceu com ela para ela estar furiosa e o que, talvez, você tenha feito para causar essa situação. Ou, então, começa a ficar com medo de que tenha acontecido alguma coisa. Estas são percepções errôneas, e elas acontecem, normalmente, com base em fatos. O fato é: você mandou uma mensagem e não recebeu uma resposta. A sua mente imediatamente tenta encontrar uma explicação para aquela situação, por mais irreal e fantasiosa que ela seja, e pouco se atém ao que realmente aconteceu.

Outro exemplo: no trabalho, seu chefe diz que quer conversar com você. Você imediatamente já começa a pensar no que pode ter feito de errado, no que pode estar acontecendo, se vai ser demitido, se vai ganhar um aumento ou se vai levar um sermão. O fato é: seu chefe quer conversar com você. Não tem como você adivinhar o que ele quer até conversarem. E se a reunião demorar e você não dar aquela respirada funda para tentar voltar ao momento presente, a probabilidade de que vai ficar sofrendo até conversar com ele é enorme. É claro que há sutilezas neste tipo de situação, mas observar os movimentos da nossa mente e como ela reage ao que acontece ao nosso redor ajuda muito a enxergar as coisas de uma forma mais clara e a não viver reagindo defensivamente o tempo todo.

Para quem quiser ler mais sobre os Yoga Sutras de Patanjali, há muitas versões disponíveis com várias traduções na própria internet. Recomendo o livro traduzido e comentado por Sri Swami Satchinanda, com nome Os Sutras do Yoga de Patanjali. 

15 dicas para melhorar o dia-a-dia no trabalho

As orientações são do mestre zen Thich Nhat Hanh.

Minha professora de yoga costuma dizer que é "fácil" ser zen no meio de uma linda montanha ou em um retiro espiritual. Difícil mesmo é ser zen no meio do caos do nosso dia-a-dia. E um dos maiores motivos de caos, atualmente, tem sido o trabalho. Enquanto alguns lutam desesperadamente para conseguir uma concorrida vaga no mercado, quem está trabalhando frequentemente sofre com a redução das equipes, sobrecarga de trabalho e estresse. O mestre zen Thich Nhat Hanh deu 15 dicas práticas de como aplicar a técnica de mindfulness no trabalho e melhorar a relação com os colegas, a chefia e as tarefas do cotidiano.

1. A primeira coisa é começar o dia com 10 minutos de meditação, sentado. Uma boa técnica para começar é sentar-se em uma posição confortável e começar a prestar atenção no fluxo da sua respiração, em como ela entra e sai das narinas. Se ajuda, coloque um despertador baixinho para te alertar quando os 10 minutos passarem.

2. A segunda coisa é aproveitar para tomar café da manhã em casa, nem que você acorde um pouquinho mais cedo. Ajuda a começar o dia mais tranquilamente.

3. Lembre-se todos os dias da sua gratidão por estar vivo e ter outras 24 horas para viver.

4. Tente não dividir seu tempo entre “o meu tempo” e “trabalho”. Ao prestar mais atenção no presente, e se conectar com o que está acontecendo na sua mente, você pode ajudar a tornar a sua rotina no trabalho mais agradável.

5. Resista à tentação de ficar mexendo no celular quando você está no caminho de ida ou volta para o trabalho ou para compromissos. Permita-se prestar atenção nos seus arredores, e em você mesmo.

6. Descubra, no seu trabalho, um local onde você pode ir para se acalmar, parar um pouco e descansar. Lá, faça respirações bem profundas para voltar a atenção a você mesmo e retornar ao presente.

7. Na hora do almoço, coma a sua comida, não coma seus medos ou preocupações. E evite almoçar na frente do computador ou na sua mesa de trabalho. Mude de ambientes ou dê uma caminhada.

8. O mestre zen ainda aconselha a tomar chá, e a tornar essa ação um ritual. Pare de trabalhar por alguns instantes e preste atenção no líquido que você está tomando. Pense no processo pelo qual ele passou pra chegar até você, e todas as pessoas que trabalham para que você tenha as folhas dentro da sua xícara.

9. Antes de entrar em uma reunião, visualize alguém muito calmo, atento e habilidoso com você. Use isso para tentar se manter calmo e pacífico.

10. Se sentir raiva ou irritação, contenha-se: tente não falar ou fazer nada imediatamente. Volte a atenção para a sua respiração até se acalmar.

11. Pratique olhar para seus chefes, superiores, colegas ou subordinados como seus aliados, não seus inimigos. Reconheça que trabalhar colaborativamente traz mais satisfação e alegria do que trabalhar sozinho. O sucesso e felicidade de todos é o seu sucesso.

12. Expresse sua gratidão e apreciação a seus colegas regularmente, elogie as qualidades positivas deles. Isso transforma o ambiente de trabalho, tornando-o mais harmonioso e agradável.

13. Tente relaxar e se restaurar antes de ir embora, para não levar energia negativa ou frustração para casa.

14. Tire um tempo para relaxar e voltar a si mesmo quando você chegar em casa e antes de começar a fazer o que precisa fazer. Reconheça que ser multitarefa significa que você não vai conseguir se concentrar inteiramente em cada uma das coisas que precisa fazer. Faça uma coisa de cada vez e dê a isso sua total atenção.

15. No fim do dia, escreva em algum lugar todas as coisas boas que aconteceram. Regue suas sementes de alegria e gratidão regularmente, para que elas possam crescer.

Uma boa semana! 

Meditação para mudar padrões de pensamento

Curso na Feevale, entre 28 de outubro e 4 de novembro, será ministrado por André Staehler.

Sabia que você pode mudar os padrões de pensamento do seu cérebro? Como mencionou a professora de mindfulness Regina Giannetti, durante participação no podcast Mamilos sobre mindfulness e microrevoluções, você tem o poder de transformar o seu padrão de pensamentos. Como um "músculo", quando você pensa negativo, por exemplo, as partes do seu cérebro responsáveis por esse tipo de pensamento e pelas reações que ele desencadeia acabam ficando mais ativas. Mas assim como isso acontece, também é possível transformar esse processo.

Do dia 28 de outubro a 4 de novembro, um curso na Universidade Feevale busca justamente introduzir técnicas para fazer isso. O curso de Iniciação em Meditação e Sincronicidade procura ajudar no desenvolvimento da criatividade, na diminuição do estresse e no aumento do espaço entre os pensamentos. Será feita uma introdução a técnicas de meditação, além da concepção do tempo, nossa jornada enquanto seres humanos, consciência em expansão, ajustes emocionais para nos alinharmos com nosso destino individual e também o coletivo.  

As aulas ocorrerão no Câmpus 2 da instituição (RS-239, 2755, Novo Hamburgo), aos sábados, das 9 horas ao meio dia, e das 13h30 às 17h30. O ministrante será o representante da Foundation for the Law of Time no Brasil, André Staehler. Quem obtiver a frequência mínima de 75% receberá um certificado online. Para a comunidade, o investimento é de R$ 400, valor que pode ser parcelado. Alunos, acadêmicos de graduação ou pós-graduação, graduados e pós-graduados da Feevale têm desconto de 80 reais (o curso sai por R$ 320). Alunos, acadêmicos de graduação da Feevale com 55 anos ou mais, têm desconto de 120 reais (o curso sai por R$ 280).

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de outubro pelo site www.feevale.br/cursoseeventos, ou no Atendimento Feevale dos campi 1 (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) e 2. 

Programação:

Definição e histórico, benefícios da meditação e principais pesquisas

Consciência corporal, despertando os sentidos e integração psicofísica

Técnicas de meditação, concentração e respiração

Neurofisiologia da meditação e filosofia

Aplicação da meditação como técnica de apoio complementar aos tratamentos convencionais

O descobrimento da Lei do Tempo

O tempo como ferramenta para a evolução da consciência


Sri Prem Baba: por que você atrai o que teme?

Obseve seus pensamentos de medo. E deixe-os passar.

Não é esquisito como, às vezes, pensamos com muito medo em alguma coisa e essa coisa acaba acontecendo? Especialmente com medos considerados "menores" - como o de encontrar uma barata, por exemplo. Você começa a remexer em livros antigos que encontroum em casa e pensa "nossa, que horror seria se eu encontrasse uma barata agora". De repente, a barata aparece!

Por que você atrai o que teme? Esse questionamento foi feito pelo líder espiritual Sri Prem Baba durante um evento na Índia no começo deste ano. Ele afirmou que esse círculo vicioso só é rompido quando você começa a observar esse medo e deixá-lo passar. Porque ele passa. Mas se, quando ele surgir, você alimentá-lo, vai acabar preso em uma bola de neve.

Devagar, se você deixar, a mente vai criando armadilhas e medos. E esses medos, se alimentados, criam travas difíceis de serem abertas.

Para Sri Prem Baba, os medos se materializam porque sua mente está naquilo. Você está colocando sua energia para criar, através dos pensamentos. Então, da próxima vez que surgirem pensamentos de medo, procure respirar fundo. Observe. Deixe o medo passar. E siga adiante, com a barata no meio dos livros ou sem ela. 

Um ótimo fim de semana! 

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