VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Motores

Expoclassic reúne 700 veículos antigos

Mostra ocorre na Fenac, em Novo Hamburgo, nos dias 18, 19 e 20.

Maior exposição de veículos antigos do Brasil em área coberta, a Expoclassic chega à 15ª edição neste final de semana. A previsão é de que 700 modelos – entre carros, caminhões, ônibus, motos e bicicletas – ocupem os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, nos dias 18, 19 e 20.

Os ingressos custam 15 reais, mesmo valor do estacionamento. Neste ano, uma das novidades são as homenagens a um dos veículos-ícones de Novo Hamburgo, o Galaxie, que completa seus 50 anos. Isso porque, durante certo tempo, a cidade foi uma das que mais vendeu o modelo no Brasil.

Também ocorrerão o 7o Classic Bus, a 8a Exposição de Cadillacs e o 5o Encontro de Vespas e motonetas. Já os 70 anos da Lambretta serão celebrados com modelos vindos dos três Estados do Sul. Haverá, também, um pavilhão destinado à venda de veículos antigos, além do grande acervo do mercado de “pulgas”, as tradicionais peças para restauração.

No domingo tem The Travellers

The Travellers: uma das melhores bandas do Brasil no estilo country-rock

Entre as atrações musicais estão, no sábado, às 17 horas, a Banda Elvis Celebration in Concert e, no domingo, também às 17 horas, o tradicional show da Banda The Travellers, considerada uma das melhores do Brasil no estilo country-rock.

Veículos-destaque

Neste ano, não haverá um único veículo-destaque, pois todos os modelos que já estamparam o cartaz de divulgação da Expoclassic serão homenageados. Confira quais foram em cada uma das edições:

2003: Chevy Impala conversível - Chevrolet 1965

2004: Ramona - Chevrolet 1929

2005: Serie 62 - Cadillac 1950

2006: Twin-six car - Packard 1923

2007: Belair Nomade - Chevrolet 1955 

2008: Ford Fairlaine - 1955

2009: Coupé Deville - Cadillac 1959

2010: Daimler Limousine 1952

2011: Deville Série II - Cadillac 1963  

2012: Fairlane 500 Skyliner - Ford 1958

2013: Modelo 359 - Peterbilt 1981

2014: Fletwood - Cadillac 1956

2015: DeLorean - DMC 1981

2016: Fletwood - Cadillac 1955

Peterbilt: típico caminhão norte-americano

SERVIÇO

O quê: Expoclassic 2017 – 15 anos

Onde: Fenac, em Novo Hamburgo

Quando: 18 a 20 de agosto

Horários: sexta-feira das 14 às 21 horas, sábado das 9 às 21 horas e domingo das 9 às 18h30

Quanto: 15 reais a entrada (crianças, estudantes e idosos pagam meia) e 15 reais o estacionamento

Praça de alimentação: serão comercializados tanto lanches quanto almoços (bufê).

Novo GLA chega por preço inicial de R$ 158,9 mil

Modelo foi apresentado nesta terça-feira em São Paulo e conta com três versões de acabamento.

Adair Santos/GES-Especial
Na frente, nova grade e faróis

São Paulo - Renovado visualmente, o novo GLA 200 chega ao mercado em três versões, todas equipadas com motor 1.6 turbo de 156 cv. O modelo é montado no Brasil, na fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis, interior de São Paulo. Já as versões mais apimentadas são importadas: a GLA 250 (equipada com motor 2.0 de 211 cv) custa R$ 232,9 mil, enquanto a GLA 45 AMG (2.0 de 380 cv) sai por R$ 359,9 mil.

A apresentação à imprensa especializada ocorreu nesta terça-feira (8) em São Paulo, com direito a test-drive de 300 km de ida e volta até Camburi, no litoral norte. Gostoso de dirigir, o modelo impressiona pela estabilidade e pelas ótimas respostas do motor turbo. 

Adair Santos/GES-Especial
Lanternas também são novas

O GLA ganha novos faróis, nova grade, novo para-choque dianteiro e novas rodas. Na traseira, são novas as lanternas, agora mais horizontalizadas, e também os para-choques, mais aerodinâmicos. A tradicional traseira em queda, semelhante a um cupê, aumenta o apelo esportivo. O coeficiente aerodinâmico (cx) foi melhorado e agora é de 0,28.

Adair Santos/GES-Especial
No interior, novo volante e saídas de ventilação

Por dentro, são novos o volante – com apliques em alumínio escovado – e as saídas de ar arredondada, harmonizando com o visual da direção.

Motor 1.6 de 156 cv

O propulsor flex 1.6 turbo gera 156 cv e 25,5 kgfm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 s. O câmbio de dupla embreagem tem 7 velocidades.

Adair Santos/GES-Especial
Propulsor 1.6 turbo tem ótimo desempenho

Segurança 

O ESP Curve Dynamic Assist auxilia na dirigibilidade em curvas por meio do torque de frenagem. Modelo conta com 7 air bags, incluindo o de joelhos. O pré-carregamento dos freios é acionado cada vez que o motorista tira o pé subitamente do acelerador. As pastilhas de freio se aproximam do disco, preparando para uma rápida frenagem. Em dias de chuva, essa função ajuda a secar os discos e reduzir os espaços de frenagem.

A importância do modelo para a marca é estratégica. ''Cerca de 30% das vendas de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil são do modelo'', explica o gerente sênior de Vendas Automóveis da marca, Dirlei Dias. O diretor-geral da Mercedes-Benz para a América Latina, Holger Marquartd acrescenta que, no mundo, o GLA já vendeu 500 mil unidades. No Brasil, foram 11 mil unidades desde 2014 – só neste ano já foram comercializadas mais de duas mil unidades.

OS PREÇOS

GLA 200 ff Style: R$ 158,9 mil

GLA 200 ff Advance: R$ 175,9 mil

GLA 200 ff Enduro: R$ 203,9 mil

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

Novo Renault Kwid já está nas lojas com preços entre R$ 29,9 mil e R$ 39,9 mil

Compacto foi apresentado em São Paulo, no Allianz Parque, o estádio do Palmeiras .

Adair Santos/GES-Especial
Kwid foi apresentado em São Paulo nesta quinta-feira (3), no Allianz Parque, o estádio do Palmeiras
O segmento dos compactos acaba de ganhar mais uma opção: o Kwid, que está sendo apresentado em São Paulo nesta quinta-feira (3), no Allianz Parque, o estádio do Palmeiras. O modelo já está nas lojas e mantém os preços de pré-lançamento, que vão de R$ 29,99 mil a R$ 39,99 mil.

O diretor de Projetos para a América Latina, Antônio Fleischmann, destaca a preocupação com o baixo peso no desenvolvimento do carro. Aços de alta resistência compõem 30% da carroceria. Com a nova plataforma modular, a versão de entrada Life tem apenas 758 kg, enquanto a Zen sobe para 779 kg e, a topo de linha Intense, 786 kg.

Adair Santos/GES-Especial
Kwid já está nas lojas e mantém os preços de pré-lancamento, que vão de R$ 29,99 mil a R$ 39,99 mil

Modelo tem 3,68 m de comprimento, 2,42 m de entre-eixos, 1,58 m de largura e 1,47 m de altura. É um carro pequeno, principalmente na largura. Atrás, o espaço para as pernas também é modesto. O porta-malas está na média dos concorrentes, comportando 290 l.

Adair Santos/GES-Especial
Kwid tem 70 cv com etanol e 66 cv com gasolina do novo motor 1.0 SCe de três cilindros
No test-drive realizado nesta manhã pelas ruas da capital paulista o carro mostrou boa desenvoltura. A leveza de construção ajuda a potencializar os 70 cv com etanol e 66 cv com gasolina do novo motor 1.0 SCe de três cilindros (concorrentes como o Ford Ka, por exemplo, tem propulsor idêntico, porém mais potente: 85 cv). Os valores de torque do SCe são igualmente adequados: 9,8 kgfm com álcool e 9,4 kgfm com gasolina.

Adair Santos/GES-Especial
Modelo tem direção elétrica e o câmbio manual de 5 marchas e engates macios contribuem para o prazer em dirigir

A direção elétrica e o câmbio manual de 5 marchas e engates macios contribuem para o prazer em dirigir. Suas dimensões compactas ajudam a torná-lo ágil no trânsito intenso. São 18 cm de altura livre em relação ao solo e posição alta de dirigir, o que leva a montadora a classificar o carro como SUV dos compactos. Porém, está mais para aventureiro compacto...

VERSÕES E PREÇOS

Life: R$ 29,99 mil

Seus principais itens de série são as rodas 14”, dois air bags laterais e dois frontais, dois pontos de fixação para Isofix, predisposição para rádio e indicador de troca de marcha e de condução.

Zen: R$ 34,99 mil

Acrescenta direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos. Como opcional, há rádio com bluetooth e entradas USB e AUX, aumentando o valor total para R$ 35,39 mil.

Intense com o Pack Connect: R$ 39,99 mil

Seus principais itens são retrovisores elétricos, faróis de neblina cromados, Media Nav 2.0, câmera de ré, abertura elétrica do porta-malas, rodas Flexwheel e chave dobrável.

Viagem a convite da Renault

Novo EcoSport chega com preço inicial de R$ 73,99 mil

Além de facelift, SUV recebe novo interior, novos motores e câmbio automático tradicional na linha 2018.

  • Novos faróis de xenon e com luzes diurnas com maior luminosidade; grade e para-choques também foram reformulados no EcoSport
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Novo sistema de rebatimento dos bancos traseiros permitiu aumentar o volume do porta-malas de 356 para 1.178 litros
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Novo Ford EcoSport chega ao mercado custando de R$ 73,99 mil a R$ 93,99 mil
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • Materiais emborrachados substituem plásticos secos no painel e, no console central, há dois porta-USB com potência de 2 amperes, garantindo recarga mais rápida para o smartphone
    Foto: Adair Santos/GES-Especial
  • EcoSport tem novos motores: 1.5 de três cilindros (137 cv com álcool e 130 cv com gasolina) e 2.0 de quatro cilindros com injeção direta (176 cv com álcool, 2 cv a menos que no Focus, e 170 cv com gasolina)
    Foto: Adair Santos/GES-Especial

Criador do segmento de SUVs compactos no Brasil, em 2003, o Ford EcoSport recebe facelift, novos motores e câmbio automático tradicional com conversor de torque. O carro chega ao mercado por preços que vão de R$ 73,99 mil a R$ 93,99 mil.

O modelo está sendo apresentado em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife, nesta terça-feira (25). São 85 carros disponíveis para os mais de 100 jornalistas brasileiros e colombianos. O test-drive ocorre na paradisíaca orla pernambucana.

Por fora, são novos os faróis (agora em xenon e com luzes diurnas com maior luminosidade), a grade e os para-choques. Na traseira, apenas o para-choque é novo, enquanto as lanternas seguem com o mesmo design.

Por dentro, a renovação é maior: novo painel, novos cluster e volante (esses dois últimos são os mesmos do Focus). O pequeno computador de bordo foi substituído por uma imponente e moderna tela touchscreen de 8", que fica posicionada de forma central e "flutuante". Saídas de ar centrais e botões de regulagem do ar-condicionado têm novo design. Mas não é só isso: os novos componentes do sistema de ar-condicionado garantem maior potencia de refrigeração e conforto térmico.

O acabamento interno também melhorou: materiais emborrachados substituem plásticos secos no painel. No console central, há dois porta-USB com potência de 2 amperes, garantindo assim recarga mais rápida para o smartphone.

O preço da versão de entrada SE aumentou R$ 1,19 mil, mas o carro ganhou R$ 5 mil em equipamentos, como por exemplo sete air bags, controles de tração, estabilidade e sistema anticapotagem, destaca a Ford.

A topo de linha Titanium ganhou até R$ 10 mil em equipamentos, mas teve o preço reduzido em 710 reais, custando agora R$ 93,99 mil. Vem com o tão desejado teto solar elétrico, além de interior em dois tons: preto na parte superior do painel e bege na inferior, mesma cor dos bancos em couro. Os assentos dianteiros, aliás, são novos e mais largos, segurando melhor o corpo nas curvas. O novo sistema de rebatimento dos bancos traseiros cria uma superfície plana, aumentando o volume do porta-malas de 356 l para 1.178 l. Ao todo, há 20 porta-objetos espalhados pelo interior. Grade frontal com controle ativo contribui para melhorar a aaerodinâmica.

Em termos de segurança, são 7 air bags de série desde a versão de entrada SE. O sistema anticapotagem e controles de tração e estabilidade são novidades quanto à segurança ativa. Câmera de ré, sensor de estacionamento e monitoramento de ponto cego ajudam o motorista em manobras e no trânsito intenso das grandes cidades.

Novos motores 1.6 e 2.0

Debaixo do capô, há novidades interessantes: as opções de motor 1.5 de três cilindros (137 cv com álcool e 130 cv com gasolina) e 2.0 de quatro cilindros com injeção direta (176 cv com álcool, 2 cv a menos que no Focus, e 170 cv com gasolina). Ou seja: novo ânimo no desempenho e na economia.

Outra boa notícia: o câmbio automático de dupla embreagem Powershift, que apresentou muitos casos de lentidão nas trocas, exigindo constantes visitas à concessionária para remapeamento do software, sai de cena e dá lugar ao automático tradicional com conversor de torque de seis marchas, da mesma família utilizada no Fusion. As marchas agora podem ser trocadas manualmente por meio de borboletas atrás do volante, sistema mais prático que os minúsculos botões antes situados junto à manopla de câmbio.

Gerente de Engenharia, Klaus Mello destaca a tecnologia do novo piloto automático, que além do controle de cruzeiro permite delimitar a velocidade máxima para evitar multas. "Melhorias na suspensão ampliaram a estabilidade e reduziram a aspereza", garante ele. O para-brisa laminado aumenta o silêncio a bordo.

Mais de 1 milhão de unidades produzidas

Diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford, Antonio Baltar Jr. destaca a história de sucesso do modelo, que chega primeiro ao Brasil e só no ano que vem aos Estados Unidos e Europa. Já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades na América do Sul. No Brasil, desde 2003 foram vendidas 600 mil unidades. Deste total, 200 mil unidades são da nova geração, lançada em 2012. As vendas do carro global ocorrerão em 140 países.

O editor Adair Santos viajou a convite da Ford

Os preços

SE 1.5 manual: R$ 73,99 mil

SE 1.5 com câmbio automático: R$ 78,99 mil

Freestyle 1.5 manual: R$ 81,49 mil

Freestyle 1.5 com câmbio automático: R$ 86,49 mil

Titanium: R$ 93,99 mil

Fonte: Ford

Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS