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Motores

Montana 2018 chega com preço inicial de R$ 47,39 mil

Além de novas cores, picape Chevrolet passa a contar com saias laterais e computador de bordo em todas as configurações.

A linha 2018 da Montana chega às concessionárias com duas novas opções de cores para a carroceria: vermelho chili e cinza satin steel. A picape ganha, ainda, saias laterais e computador de bordo em todas as configurações de acabamento e uma gama adicional de acessórios originais que possibilitam a customização do veículo de acordo com a necessidade do usuário. Os preços sugeridos da linha 2018 começam em R$ 47,39 mil na LS, que no pacote 2 sobem para R$ 50,55 mil e, no 3, para R$ 54,89 mil. Já a Sport custa R$ 57,59 mil.

Equipada com o motor 1.4 EconoFlex de elevada eficiência energética, a Montana se destaca por ser a picape compacta mais econômica do segmento, tanto no uso urbano como no rodoviário, de acordo com dados do Inmetro. Outra característica relevante é sua capacidade de carga, de 756 kg, até 7% superior que as principais concorrentes.

Rodas 15’’

Montana

A linha 2018 vem equipada de série – desde sua versão de entrada (LS) – com direção hidráulica, protetor de caçamba, capota marítima, degrau lateral para o mais fácil acesso ao compartimento de carga, rodas aro 15’’, banco do motorista com ajuste de altura e sistema de luz “siga-me” (os faróis permanecem acesos por um período de tempo após o travamento das portas).

Freios de baixo arrasto, rolamentos especiais e pneus de baixa resistência à rolagem fazem parte do pacote, assim como o indicador de mudança de marcha no painel para ajudar a dirigir de forma mais econômica. As duas novas opções de cores externas se juntam ao preto ouro negro, branco summit, cinza grafite e ao prata switchblade.

Economia

Conforme dados do Inmetro, a versão de entrada pode percorrer, com um litro de gasolina, 13,4 km na estrada e 11,7 km na cidade. Com etanol, são 9,2 km e 7,9 km, respectivamente.

Equipamentos

O veículo traz também direção hidráulica desde a versão de entrada, um diferencial relevante para o segmento. Banco do motorista e cinto de segurança com regulagem de altura, sistema de luz “siga-me”, painel de instrumentos na cor ice blue e as sombreiras com espelho são outros itens de série.

A lista soma para-choques na cor da carroceria, lanternas escurecidas e freios ABS com assistente de frenagem de emergência (EBD). A versão LS pode ser equipada com ar-condicionado, grade de proteção do vidro traseiro e comando elétrico dos vidros, das travas e dos retrovisores externos e computador de bordo com funções de consumos médio e total, bem como velocidade média e autonomia.

Proteção para a caçamba

A picape compacta se sobressai por sua capacidade de carga. Sua caçamba – comprida e alta – transporta com segurança mesmo objetos grandes, como motocicletas.

Para preservar o assoalho, vem com protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas e o degrau side step, que facilita o acesso ao compartimento pela lateral. Já a tampa traseira possui trava antifurto com chave, enquanto o habitáculo utiliza-se do conceito MaxCab e comporta bagagens de mão na parte posterior dos bancos.

Novos acessórios

Outra novidade da linha 2018 é a maior oferta de acessórios originais. Na lista, destacam-se as rodas em alumínio aro 16’’ com acabamento cinza grafite, o santo-antônio tubular, os adesivos para capô e teto, as pedaleiras esportivas, o sensor de estacionamento traseiro, o suporte de bicicleta e o tapete de E.V.A. para caçamba, que ajuda a reduzir substancialmente a movimentação e o ruído de objetos transportados no compartimento de carga do veículo.

Estribo lateral tubular, bolsa organizadora multiuso, rede porta-objeto para o banco dianteiro porta-óculos e CD player com bluetooth também estão disponíveis para customizar a picape da Chevrolet.

Motor 1.4 de 99 cv

O 1.4 é o mais potente da categoria, garante a Chevrolet. O EconoFlex desenvolve 99 cv e 13 kgfm de torque com álcool. Com gasolina, os números são de 94 cv e 12,9 kgfm. A transmissão é a manual de cinco velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em até 10,4s.

Versão Sport

A versão Sport foi pensada principalmente para aquele consumidor que procura um automóvel versátil de dois lugares para o dia a dia e para o lazer. Bastante completa de série, essa configuração difere pelo acabamento visual mais sofisticado. Rodas em liga-leve aro 16’’, faróis com máscara negra, luzes de neblina, alarme antifurto ultrassônico, rack de teto e adesivos de coluna estão entre os diferenciais.

Na cabine, o usuário conta com sistema de acendimento automático dos faróis, controle de velocidade de cruzeiro e sistema de som com bluetooth e entrada USB. A Sport também é caracterizada pelo interior com acabamento na cor cinza midnight.

Novo motor da Ford: mais potência e menos consumo

Conforme o presidente da Ford América do Sul, motor tem melhor performance, é mais seguro e menos poluente.

Novo motor 1.5L de 3 cilindros da Fordreportagem: Raquel Reckziegel*

Foi apresentado nesta sexta-feira (5), durante um seminário de motores da Ford, o novo motor 1.5 Flex de três cilindros da empresa. Sustentabilidade e inovação foram as palavras-chave: o motor, de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol, segue a tendência global chamada de "downsizing", onde sua cilindrada é diminuída e a potência específica aumenta, com menor consumo de combustível e emissões poluentes. "É mais seguro, menos poluente, e eficiente energeticamente, além de ter boa performance e ser divertido de dirigir", destacou o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters. De acordo com o Engenheiro Chefe de Trem de Força da Ford América do Sul, Volker Heumann, é o primeiro motor dessa cilindrada com apenas três cilindros no mercado. Ainda, segundo o vice-presidente da Ford América do Sul, o 1.5L Flex de 3 cilindros será produzido na Índia e utilizado em veículos por todo o mundo, mas o Brasil será o primeiro País a receber esse motor. No entanto, ainda não há a confirmação de qual carro será.

Conforme a empresa, o desempenho do motor supera os de quatro cilindros com maior cilindrada. Ainda, houve melhora de 15,4% em eficiência energética em relação ao ano de 2012. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Marcos Pereira, que participou do evento de lançamento, atribuiu o desenvolvimento da tecnologia ao programa InovarAuto. "Ele estabeleceu metas de potência energética. Ao habilitar-se para o programa, a Ford se comprometeu a atingir niveis mínimos de metas energéticas, além de aspectos como tecnologia e capacitação de fornecedores. Também aderiu ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro", destacou. O novo motor tem classificação A de eficiência energética, além de ser mais silencioso. Segundo a Ford, ele será incluído, a partir de agora, em futuros veículos de sua linha.

Além do ministro Marcos, que também falou sobre as propostas da próxima fase do programa governamental para o setor, chamada Rota 2030, também participou do seminário de motores o superintendente de Estudos Econômicos-Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério de Minas e Energia, Jeferson Borghetti Soares, abordando os cenários da matriz energética brasileira. 

  • O eixo balanceiro apoiado por mancais hidrodinâmicos funciona como um contrapeso que elimina as vibrações naturais do arranjo de três cilindros
    Foto: Ford/Divulgação
  • Uso de bloco de alumínio colaborou para que o motor tenha menos peso e tamanho
    Foto: Ford/Divulgação
  • Por ter três cilindros, o motor tem 10% a menos de peso e tamanho
    Foto: Ford/Divulgação

Menos peso e tamanho

Por ter três cilindros, o motor tem 10% a menos de peso e tamanho, qualidades reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. “Com a redução de um cilindro, o motor de três cilindros tem uma área de contato menor entre as superficies metálicas – o pistão movendo dentro do cilindro e as junções do pistão com o virabrequim. Isso diminui a parcela de combustível necessária para vencer as forças de atrito do conjunto. Outras vantagens são o menor peso, o ganho de espaço no veículo e a redução do custo de matéria-prima”, explicou Enio Gomes, diretor de Trem de Força da Ford América do Sul.

Características técnicas

O 1.5 Flex de três cilindros conta com coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT). Ainda, possui bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start. O Easy Start, já usado em outras aplicações da Ford, garante partidas rápidas com etanol sem a necessidade de reservatório auxiliar de gasolina.

Ainda, as velas de ignição centralizadas na câmara de combustão permitem uma queima mais homogênea da mistura ar-combustível. O comando variável e independente de válvulas na admissão e no escape otimiza o rendimento e o torque para cada situação de rodagem: aumenta a eficência volumétrica em plena carga, melhora a estabilidade da combustão em marcha lenta e ajuda a economizar combustível em cargas parciais.

A eficiência, por sua vez, aumenta com o uso de bobinas de ignição individuais para cada cilindro. O sistema de válvulas com tuchos hidráulicos acionados por balancins roletados, consagrado no motor Ford RoCam e referência na indústria,  se auto-regula e dispensa manutenção. O virabrequim especial com centro de rotação deslocado é outro fator de ganho de performance, com redução das forças de atrito.

*Viagem a convite da Ford

  • Novo motor tem classificação A de eficiência energética, além de ser mais silencioso
    Foto: Ford/Divulgação
  • A tampa frontal de alumínio contribui para reduzir o peso e aumentar a rigidez do sistema
    Foto: Ford/Divulgação
  • A bomba de óleo variável do motor otimiza a pressão de acordo com a exigência de operação do motor para economizar combustível
    Foto: Ford/Divulgação

Um degrau acima

Se o novo Civic é o Civicão, o Accord então pode ser chamado de super Civicão .

Se a 10ª geração do Honda Civic representa uma evolução em termos de tamanho e conforto, o que dizer do Accord, historicamente posicionado em um patamar acima do sedã médio? Luxo, potência e estilo são palavras que o definem bem. Eterno rival do Toyota Camry, pelo seu preço – R$ 162,5 mil – o Accord também acaba disputando mercado com os alemães Audi A3, Mercedes Classe C e BMW série 3. Se por um lado não tem o status que esses três últimos entregam, compensa com um bom nível de equipamentos. De 2016 até hoje, foram vendidas 124 unidades.

Entre os aparatos tecnológicos há o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine com auxílio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias, transmitindo a sensação de silêncio. O silêncio só é quebrado quando se acelera forte e o V6 mostra seu belo rugido.

Partida à distância pela chave, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva são outras comodidades. Ao volante, o Accord é só alegrias: macio e estável, graças também aos amortecedores de alta performance. A direção elétrica EPS é leve e precisa.

O V6 que se transforma em ‘‘V3’’

Um V6 que se transforma em um V3, bastando o motorista acelerar moderadamente. De tamanho compacto, o i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas tem a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM), que pode ativar e desativar três cilindros, conforme a necessidade, para atender a demandas de potência e economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é boa performance com consumo moderado. A potência máxima de 280 cv chega a 6.200 rpm e, os 34,6 kgfm de torque, a 4.900 rpm.

Câmbio de seis marchas

A transmissão automática de seis velocidades traz paddle shift, as ‘‘borboletas’’ localizadas atrás do volante. É possível realizar a configuração de acordo com o estilo de condução, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o “S” (Sport), que aproveita ao máximo os giros do motor.

Design

Em termos de design, se o Civic geração 10 é chamado de ‘‘Civicão’’, o Accord é um ‘‘super Civicão’’. O sedã de luxo, que chegou ao Brasil em janeiro de 2016, tem capô e para-choque com vincos acentuados, grade cromada, faróis e luzes de neblina em LED. Na traseira, as belas lanternas – que lembram bastante a linha BMW – têm iluminação em LED e a tampa do porta-malas ganhou um aerofólio. O para-choque traseiro também é novo. Escapamento com dupla saída e rodas aro 18” calçadas com pneus 235/45 completam a esportividade.

Requinte a bordo

Internamente, bancos em couro, detalhes imitando madeira e teto solar elétrico dão os toques de conforto. Central multimídia com tela de 7” multi touchscreen é completa e fácil de ser usada. Retrovisores são eletricamente rebatidos e o do lado direito conta com o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, também disponível no Civic. Espaço há de sobra, pois tem 4,91 m de comprimento (contra 4,64 m do Civic, por exemplo), 2,77 m de entre-eixos, 1,85 m de altura e 1,47 m de altura.

 

Um up! no visual

Compacto recebe a nova linguagem global da Volkswagen, chegando neste mês às concessionárias.

O up! é submetido a uma reestilização externa e interna na linha 2018, ganhando também mais tecnologia: faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular. 

O up! com a nova linguagem global de estilo da Volkswagen começa a chegar às concessionárias ainda neste mês. Seus preços ainda não foram divulgados, mas a linha atual começa em R$ 35,56 mil (take up! duas portas).

As versões contam com duas opções de motorização 1.0 de três cilindros: a MPI de até 82 cv (associada ao câmbio manual de cinco marchas ou automatizado I-Motion) e a TSI de até 105 cv (transmissão manual de cinco marchas).

O modelo conta com o aplicativo exclusivo “maps + more” desenvolvido pela montadora, que possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.

Interior também reestilizado

Por dentro, são novos o painel, instrumento combinado, volante global (multifuncional e com acabamento em couro, dependendo da versão), suporte para celular, figurino dos bancos e texturas. A iluminação ambiente, inédita na categoria, utiliza um filete em LED branco para destacar toda a parte inferior do painel. A faixa superior (PAD) que cobre o painel passa a ter a tecnologia “In Moding Label”, semelhante à utilizada em modelos como o Golf. Cada versão conta com ambientação exclusiva, desenvolvida de acordo com a proposta do modelo. Em comum estão as linhas mais horizontais e a maior quantidade de componentes em preto brilhante, ressaltando a melhora na qualidade do acabamento.

Novos mostradores

O instrumento combinado também é novo. Há três grandes mostradores circulares, dispostos de maneira estratégica para facilitar a leitura: à esquerda fica o conta-giros, à direita o marcador do nível de combustível e, ao centro, o velocímetro junto com a tela central com iluminação branca. Com 3,5”, a tela central do instrumento combinado traz novas funções. Agora é possível monitorar informações de texto do rádio e de mídias pelo instrumento combinado, que possibilita também configurar a linguagem e as unidades de medida das informações do computador de bordo, que tem nove funções.

Estilo atualizado

O modelo ganha linhas mais horizontais e um conjunto ótico que passa a contar com elementos internos. Já o para-choque está mais pronunciado, com ângulos mais evidentes. A grade do radiador ganha friso cromado que se conecta à linha que margeia os faróis. Nas laterais, destaque para o logotipo “TSI” na coluna “B” e as novas rodas e calota. O take up! agora é equipado com a calota 14”. O move up! traz a roda em liga-leve 14” e o high up! exibe a roda em liga 15”. Todas com visual inédito. Graças aos novos para-choques, o novo up! tem comprimento de 3,68 m. Ou seja, 8,4 cm maior que o modelo anterior (ganho de 7,2 cm no balanço dianteiro, que passa para 65,7 cm, e 1,2 cm no balanço traseiro, agora de 61,1 cm).

Lanternas com novo visual

A parte de trás do veículo segue a filosofia da dianteira, com mais elementos cromados e detalhes que realçam a esportividade. As lanternas têm novo visual e são escurecidas, utilizando a tecnologia de tripla injeção (com elementos em vermelho, preto e transparente). Resultado: uma nova assinatura visual noturna.

Outra novidade é o friso cromado que percorre toda a parte inferior da tampa do porta-malas (high up!) e se conecta com o fim das lanternas. O para-choque traseiro também é novo, com linhas mais horizontais e que se alargam conforme se aproximam da parte inferior do veículo, dando a impressão de que o novo up! está mais largo. Retrorrefletores e o amplo difusor traseiro complementam o conjunto.

Versão connect amplia a linha

Para marcar a chegada do novo up!, a Volkswagen está lançando a série especial “connect”, com detalhes inéditos e estilo diferenciado. Seu preço também não foi divulgado.

Oferecida exclusivamente com a motorização TSI, a novidade traz retrovisor e teto pintados em preto ninja (há a opção de o teto na cor do veículo), interior escurecido (conferindo mais esportividade), adesivo na soleira das portas, faixa lateral alusiva à versão, roda em liga-leve aro 15” diamantada e com detalhes em preto brilhante e o sistema de som Composition Phone. A “connect” será oferecida nas cores laranja habanero (nova), azul lagoon e prata sírius.

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