Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Economia

Sulgás vai ampliar gasoduto de Igrejinha até Gramado

Projeto demandará um investimento de cerca de R$ 30 milhões da instituição
03/11/2017 09:33 03/11/2017 09:34

Cleiton Thiele/Divulgação
Paulo Marques, presidente do Sindmobil
Mais qualidade no ar e menos desmatamento: estes são apenas dois dos benefícios que o uso do gás natural, em substituição a outros combustíveis, podem gerar em uma sociedade. Esta segurança e eficiência poderá ser vista na região a partir de 2018, quando a Companhia de Gás do Estado (Sulgás) deve ampliar para Gramado o gasoduto que hoje está instalado em Igrejinha. Ou seja: o uso do gás natural será uma realidade na Região das Hortênsias.

A confirmação destas obras aconteceu nesta semana, quando a Sulgás anunciou paraa Prefeitura de Gramado que tem a intenção de efeturar o investimento de aproximadamente R$ 30 milhões. Conforme a instituição, ainda está sendo realizado um estudo para verificar o potencial do mercado – em outras palavras, qual seria a demanda do público para consumir o gás natural em Gramado.


PARA ENTENDER OS USOS
O gás natural pode ser utilizado nos âmbitos industrial, comercial, residencial e veicular.

INDUSTRIAL
Na indústria, o gás natural pode substituir com eficiência qualquer combustível sólido, líquido ou gasoso. Pode ser empregado em vários segmentos industriais, como petroquímico, químico, siderúrgico, têxtil, bebida, fumo, automotivo, alimentício e metais não-ferrosos. Entre os equipamentos que podem utilizar o gás natural estão fornos, estufas, caldeiras, motores, secadores de grãos, ramas, entre outros.

COMERCIAL
O gás natural, por ser canalizado, garante fornecimento contínuo e ganho de espaço no empreendimento. Tem utilização em diversos segmentos: hotéis, hospitais, clínicas, supermercados, clubes, academias, escolas, universidades, restaurantes etc. Suas principais aplicações no segmento comercial são: em cozinhas, no aquecimento de água, e para geração de energia.

RESIDENCIAL
Em casa, o gás natural tem aplicações em todos os ambientes. Pode ser utilizado para aquecimento de água e de ambientes e cocção de alimentos. Ou seja, sua aplicação se dá em lareiras, aquecedores, fornos e fogões, pisos radiantes, churrasqueiras, saunas e até piscinas.

VEICULAR
O gás natural que abastece veículos é o mesmo gás canalizado utilizado em residências, comércios e indústrias, porém armazenado e transportado sob alta pressão. Por ser um combustível mais barato e com alto rendimento, ele se torna muito atrativo para frotas de empresas, veículos de carga, táxis e veículos particulares.


Novidade agrada setores público e privado
O comunicado oficial desta novidade para a Prefeitura de Gramado aconteceu na sexta-feira, dia 27, em uma reunião promovida entre membros do Executivo e integrantes da Sulgás. Estiveram presentes a secretária de Governança, Simone Bender, o secretário adjunto de Planejamento, Bernardo Tomazelli, o gerente de engenharia da Sulgás, Tiago Marchese, e os engenheiros Renata Balestrin Vieira da Cunha, Luis Fernando Poester de Castro, Osmar José Pedroso dos Santos e Paulo Ricardo Xavier.
O segmento privado também está satisfeito com a notícia. Para Paulo Marques, presidente do Sindmobil e conselheiro da Gramadotur, o gás natural é uma rica fonte de benefícios. “Vai facilitar muito a vida de quem mora aqui e sempre preferiu este combustível para sua casa, empresa ou carro. É mais barato e bem mais seguro”, confirma o empresário.


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS