Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Magal de Touba

Imigrantes senegaleses realizam festa religiosa em Canela

1ª edição da festa Grand Magal de Touba na cidade reuniu cerca de 60 convidados
08/11/2017 14:47 10/11/2017 11:28


Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
A festa de Touba acontece para lembrar o líder religioso Cheikh Ahmadou Bamba
Nossa região celebra frequentemente os costumes europeus. Mas a terra dos descentes de alemães, italianos e portugueses agora também se rende à cultura africana. A Associação dos Funcionários da CEEE, em Canela, foi sede na quarta-feira, 8, da maior celebração árabe da África: a festa Grand Magal de Touba. Esta é a 1ª edição do evento na cidade e foi promovida pela comunidade religiosa Taysirul Hansir, presidida por Ababacar Fall. “O dia de hoje representa nossa razão de vida, uma data de agradecimento com muita comida e alegria”, explica o líder senegalês, residente de Canela há mais de dois anos. A programação iniciou às 10 horas com recital do livro sagrado Alcorão e leitura de louvores religiosos. Na sequência, um farto almoço foi oferecido pelos imigrantes para cerca de 60 convidados, tudo de forma gratuita. O cardápio reuniu desde churrasco até pratos típicos da cultura senegalesa como o mafê (molho de amendoim com carne) e lakh (uma espécie de mingau com côco e leite). A celebração encerrou com palestra sobre o Muridismo, uma das fraternidades de maior destaque principalmente na etnia wolof.

SAIBA MAIS
*A festa de Touba acontece para lembrar o líder religioso Cheikh Ahmadou Bamba, que lutou contra o império francês e contra a proibição do islamismo no Senegal
*Bamba esteve exilado por sete anos por perseguição à crença. Ele faleceu em 1927 e desde então, é visto no país como um defensor da paz
* Cheikh Ahmadou Bamba fundou a cidade de Touba para ensinar o Alcorão longe dos ataques e críticas de intolerantes religiosos
*Há 20 anos a festa é comemorada simultaneamente no mundo inteiro no dia 18 do mês lunar de Safar
*No Senegal é feriado e a celebração reúne mais de três milhões de peregrinos.

Um pouco do Senegal em Canela
O organizador do evento na cidade, Mbaye Diokhane, 34 anos, reside em Canela há dois anos e meio. Nos anos anteriores, ele participou da celebração em Caxias do Sul. Com a vinda de mais imigrantes nas cidades de Canela e Gramado, Mbaye viu a necessidade de realizar a festa por aqui. “Foram sete meses organizando o evento, tem moradores de Gramado e Cambará do Sul também participando. É uma festa muito importante para nós e para mim é uma forma de matar a saudade do Senegal. Também é uma oportunidade de mostrarmos a nossa cultura”, destaca. Trabalhando como cobrador de ônibus e formado em design gráfico, Mbaye diz que o povo canelense é “muito hospitaleiro”. Sua família (esposa e duas filhas) ainda moram no Senegal.

Concentração no almoço

Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
Hadija Mbay
Hadija Mbay veio de Caxias do Sul e reside há cinco meses em Canela. Ela foi a responsável pelo almoço na festa. “Preparamos arroz com carne, mafê, yassa, e sobremesas com chocolate, morango e salada de frutas”, relatou orgulhosa. “Começamos a nos preparar já na noite anterior”, acrescenta.

Apoio no churrasco

Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
O canelense Josué Gallas, 23 anos, que trabalha no açougue da família se ofereceu para ajudar no preparo do churrasco
O canelense Josué Gallas, 23 anos, que trabalha no açougue da família foi convidado por um dos imigrantes funcionário da empresa, para participar do almoço e se ofereceu para ajudar no preparo do churrasco. “Eles são muito legais e carismáticos. Não custa nada ajudar e está sendo gratificante”, comentou o jovem voluntário.


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS