Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Política

Exonerações barram nepotismo na Prefeitura de Gramado

Medida atinge dois servidores que têm parentesco com secretários
06/10/2017 16:43 06/10/2017 16:44

Os dois servidores que ocupavam cargos em comissão (CCs) na Prefeitura de Gramado e que tinham parentesco com dois secretários municipais foram exonerados esta semana. O filho da secretária de Governança, Simone Bender (PMDB), e o irmão do secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, não integram mais o quadro de servidores. A decisão da demissão ocorreu em função da situação indicar nepotismo, o que é proibido legalmente.


Questionada se as duas contratações caracterizavam nepotismo, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura, através da assessoria de imprensa, foi lacônica: “A Procuradoria do município manifesta-se somente em casos concretos, ou seja, não pode se manifestar em hipóteses ou ainda, em teses. A administração municipal não possui em seu quadro de servidores nenhum caso que configure nepotismo”.


Questionado se no momento da contratação dos dois servidores a administração municipal e os dois secretários desconheciam essa situação de nepotismo, a resposta foi de que “desconheciam pois, basearam-se nas orientações jurídicas oriundas das interpretações dos órgãos de assessoramento do município, tais como IGAM e DPM”. Procurados pelo JG através de e-mail, a secretária Simone Bender preferiu não se manifestar. Já o secretário Jacó não respondeu ao questionamento.

O nepotismo
Segundo o Conselho Nacional de Justiça “nepotismo” é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco.


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS