Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Para Gramado e Canela

Projeto inédito defende a acessibilidade regional

Iniciativa da estudante Bruna Wolff será lançada dia 10
05/10/2017 20:34 05/10/2017 20:34


Rita Souza/Divulgação
Há cerca de um ano, a gramadense elaborou um projeto que busca discutir a acessibilidade em Gramado e Canela
Liberdade de locomoção: direito constitucional que determina a opção que os cidadãos têm em ingressar, sair, permanecer e se locomover no território brasileiro. Ou seja, eu, você e qualquer outra pessoa podemos trafegar por todos os locais de nosso interesse. Mas e quando a locomoção é inviabilizada pela carência na acessibilidade? Como fazem os usuários de cadeiras de rodas, por exemplo, para usufruir deste direito de ir e vir? Foi motivada por estes questionamentos que a estudante de Design da Universidade Feevale, Bruna Ghesla Wolf, deu início à elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Há cerca de um ano, a gramadense elaborou um projeto que busca discutir a acessibilidade em Gramado e Canela – além de informar as regras fundamentais para que os acessos públicos e privados atendam as normais nacionais já existentes.


“A minha vontade foi pouco a pouco tomando forma. Comecei sozinha e depois encontrei pessoas ótimas que me auxiliaram no desenvolvimento de todo o projeto”, confirma Bruna. Ela também preside a Associação União Canela Gramado pelos Direitos dos Deficientes (AÇÃO).

Cartilha de Acessibilidade define normas
O fruto do trabalho de Bruna Wolff pode ser visualizado na Cartilha de Acessibilidade Física Estrutural dos Estabelecimentos Comerciais e Turísticos. O documento criado pela estudante traz, de forma completa, detalhamentos sobre normas de acessibilidade para imóveis do comércio. “É tudo bem didático, com as explicações e também com desenhos que mostram as medidas de rampas, de portas e de todas as áreas de acessos em estabelecimentos. É um guia bem prático”, esclarece a estudante.


O manual tem como propósito alertar o comércio da região para a necessidade de se adequar à mobilidade – em especial aos usuários de cadeiras de rodas. “Não é porque eu não uso cadeiras de rodas que eu não devo me preocupar com essa carência”, enfatiza.

Gramado e Canela terão dois mil exemplares
O lançamento da Cartilha de Acessibilidade acontece na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Expogramado. As prefeituras de Gramado e Canela irão imprimir, no total, dois mil exemplares do manual, que serão distribuídos por Bruna Wolff nos estabelecimentos da região. “Quero entregar para poder explicar a importância disso para as pessoas”, assegura.


SAIBA MAIS


*O manual para acessibilidade em Gramado e Canela ainda não foi lançado, mas outras prefeituras do Estado já estão interessadas no projeto.

*A estudante, inclusive, foi convidada para apresentar a ideia na Assembleia Legislativa do RS.

Levantamento faz alerta: faltam acessos
Parte do estudo de Bruna Wolff é direcionada a um levantamento da área central de Gramado e Canela no que se refere às áreas comerciais. Em uma pesquisa empírica, a estudante percorreu as principais avenidas das cidades e contabilizou quantos estabelecimentos se adequam às normas de acessibilidade.

CANELA
Avenida Osvaldo Aranha (Da Auxiliadora Predial até a Catedral de Pedra)

Restaurantes
Corretos: 19
Incorretos: 14

Estabelecimentos de atendimento público
Corretos: 58
Incorretos: 64


GRAMADO
Avenida Borges de Medeiros (Da Rótula das Bandeiras ao McDonald's)

Restaurantes
Corretos: 14
Incorretos: 20

Estabelecimentos de atendimento público
Corretos: 55
Incorretos: 131


Jornal de Gramado
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS