Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Trabalho comunitário

As damas que atuam em nome da caridade em Gramado

Entidade beneficente de Gramado oferece oficinas grátis e diárias

Letícia Rossa/GES-Especial
Além de trocar experiências, elas também se divertem
Instalada há mais de cinco décadas em Gramado, a entidade beneficente Damas de Caridade atua direcionada à população vulnerável e às ações assistenciais e educacionais que auxiliem o desenvolvimento da cidade. Sem fins lucrativos, o órgão é constituído por associadas e voluntárias que trabalham na criação e elaboração de atividades recreativas que acontecem semanalmente em sua sede.

A manutenção das Damas de Caridade se dá por meio das vendas do seu brechó, de doações, do aluguel de duas salas e de recursos obtidos através de cursos que são realizados de forma não gratuita. “Com esses valores a Associação mantém toda a estrutura e os projetos disponibilizados para a comunidade”, informa a coordenadora da entidade, Viviana Cardoso.

A equipe dispõe, ainda, de uma casinha situada no entorno do Lago Negro (na Rua João Leopoldo Lied, atrás da Vila do Artesanato). O espaço é utilizado por cerca de 25 famílias que expõem e comercialiam seus itens produzidos de modo manual. “Essa casinha estava na Praça Major Nicoletti há aproximadamente 10 anos e agora foi transferida pela atual administração municipal”, explica a presidente das Damas, Carolina Fisch.

Nunca houve vínculo com a Prefeitura de Gramado

A Associação de Assistência e Caridade de Gramado é uma entidade privada e independente. Nunca houve, portanto, vínculo direto com a prefeitura. “Tínhamos um contrato de locação do piso superior do prédio no qual estamos. O espaço era alugado pela prefeitura para instalação de duas secretarias municipais nos anos de 2012 até 2016. E também realizávamos algumas atividades em parceria com o Município. Mas era só isto”, esclarece a presidente Carolina.

A entidade promovia, ainda, ações em parceria com Gabinete da Primeira Dama, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Cidadania e Assistência Social e Secretaria de Saúde. “Mas as Damas nunca foi um órgão público pertencente à Prefeitura de Gramado”, completa a coordenadora Viviana.

CURSOS E OFICINAS OFERECIDOS

Letícia Rossa/GES-Especial
Voluntárias aprendem técnicas de costura em aulas em grupo
*Culinária

*Tricô

*Costura

*Patchworck

*Artesanato

*Artesanato com material reciclado

*Bonecos de pano

*Curso de informática (no momento não está acontecendo, pois não há professor)

*São promovidas mensalmente palestras gratuitas sobre temas variados, relacionados à saúde, família, relacionamentos, desenvolvimento pessoal e profissional

*Existe o Projeto de Alfabetização para Idosos e o Projeto Cegonha (um grupo de voluntárias confecciona roupinhas de bebê em tricô para serem doadas para as mamães carentes da comunidade)

*A Associação faz a entrega de aproximadamente 45 cestas básicas às famílias carentes que participam dos projetos e também doa fraldas geriátricas para famílias cadastradas

Como se matricular?

Alguns dos cursos ofertados pelas Damas de Caridade acontecem de dia, enquanto outros ocorrem à noite - os quais podem ser marcados em horários que vão ao encontro da necessidade da maioria dos interessados. Qualquer pessoa pode se matricular. As inscrições podem ser feitas na sede das Damas de Caridade, na Rua São Pedro, 8, no Centro de Gramado. Informações pelo telefone (54) 3286-7343.

A constituição da entidade

Houve um período em que a tradição na cidade era de que a Associação fosse presidida pela primeira-dama do Município. A partir do ano de 2009, com a criação do atual estatudo das Damas, a direção passou a ser exercida por uma diretoria eleita por meio de uma Assembleia Geral, com um mandato de quatro anos. A equipe é composta por uma presidente, uma vice, duas secretárias, duas tesoureiras e um conselho fiscal com três membros titulares e três suplentes.

As Damas de Caridade possui um prédio próprio, com quatro andares de estrutura, onde estão instalados a parte administrativa, um auditório, laboratório de informática, cozinha profissional, oficinas de costura, tricô, crochê, pintura e artesanatos, além de diversos cursos, programas e projetos que são realizados conforme a disponibilidade de profissionais das mais variadas áreas e segmentos. Todos os serviços prestados nas Damas de Caridade estão disponíveis para toda comunidade gramadense, bem como para os moradores das cidades vizinhas que tenham interesse em participar.

SAIBA MAIS

Como doar

*A Associação aceita doações de roupas, calçados e alimentos não perecíveis, pois são indispensáveis para manter os projetos oferecidos pela entidade

*E também aceita doações em dinheiro que podem ser feitas através da conta: 000002 - Ag: 0982 - Caixa Federal, em nome da Associação de Assistência e Caridade de Gramado

“É a alegria da minha vida”

Voluntária há mais de 10 anos nas Damas de Caridade, Ondina Silveira da Cruz, 75 anos, atua todas as terças-feiras na Oficina de Artesanato. Ela aprende a elaborar, por exemplo, peças de fuxico e itens com técnicas de costura. “Já trouxe muitas amigas para participar. É a alegria da minha vida aprender tudo isso”, comenta.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS