Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Mundo Pet

Por que é importante vacinar seu pet contra a raiva?

Prevenção contra a doença se intensifica neste mês de agosto

Reprodução internet
Vacine seu pet contra a raiva
Agosto é o mês em que as campanhas de vacinação contra a raiva se intensificam, mas a imunização deve ser feita sempre que possível, não somente em agosto. Segundo a veterinária e coordenadora da Vigilância em saúde de Gramado, Marina Toniolo, a raiva é uma doença letal, causando óbito em 100% dos casos, sendo assim, a vacina é a forma de proteção mais segura para evitar a doença nos animais e no homem. Saiba a importância de manter a carteira de vacinação do seu pet em dia.

O médico veterinário da Clínica Saúde Animal, Flávio Luiz Wender, acrescenta que todos os mamíferos são suscetíveis a doença da raiva. “A transmissão se dá, portanto, pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal agressor infectado, geralmente pela mordedura, mais raramente pela arranhadura e lambedura de mucosas”, explica. Marina acrescenta que no Rio Grande do Sul não há casos da doença em cães e gatos desde a década de 80. “No entanto, alguns casos têm surgido devido à presença do vírus em algumas espécies de morcegos, sendo assim, o monitoramento e a necessidade de vacinação permanecem”, destaca.

Wender aponta que um dos sintomas em animais infectados é a mudança de comportamento, mas fique atento aos demais. “Se esconde em locais escuros, salivação excessiva, deixa de comer e beber, às vezes agressivo, como também fica quieto, convulsão generalizada e entra em estado paralítico e morrerá em 48 horas”, aponta o veterinário.

Acidentes com humanos

Caso um humano seja mordido por um animal infectado com a doença, alguns cuidados devem ser tomados rapidamente como: lavar o local da ferida, não usar álcool e procurar imediatamente um médico. “Não matar o animal, deixar ele preso dando água e comida com cuidado e observar o seu comportamento”, frisa Wender, salientando para que o contato com a Secretaria Municipal de Saúde seja imediado.

Município está atento

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Gramado, Marina Toniolo, o município está atento à doença e faz vigilância em todos os acidentes envolvendo cães, gatos, animais de produção (bovinos, equinos, suínos, etc) e silvestres (morcegos, graxains, etc), como em casos de mordeduras e arranhaduras, observando o estado de saúde dos animais e acompanhando o paciente envolvido. “Em caso de cães e gatos, sendo o animal domiciliado, este é observado por 10 dias, devendo o proprietário reportar ao posto de saúde a fuga, desaparecimento ou adoecimento do animal neste período, para que as medidas necessárias sejam tomadas”, explica a veterinária. Ela acrescenta que, em casos necessários, o paciente é imunizado com vacina antirrábica.

Onde encontrar a vacina

Gramado

Bichos da Serra

Possui a vacina para imunizar seu pet, saiba valores pelo número (54) 3295-2300

Muski

Possui a vacina para imunizar seu pet, saiba valores pelo número (54) 3286-7545

Vida de Cão

Possui a vacina para imunizar seu pet, saiba valores pelo número (54) 3286-7766

Saúde Animal

A 26ª edição do Programa Comunitário de Vacinação Contra a Raiva inicia no próximo sábado, dia 5, e segue até o dia 15, exceto aos domingos, nos bairros de Gramado. O valor da vacina é 10 reais. Acompanhe a programação completa na Fanpage: Clínica Veternária Saúde Animal Gramado, ou pelo número: (54) 3286-1846.

Canela

Hospital Veterinário Dr. Álvaro Abreu

De 8 a 16, a equipe do Hospital Veterinário estará pelos bairros de Canela, próximo às escolas para realizar a 2º edição da campanha de vacinação contra raiva e controle de zoonoses em cães e gatos. Acompanhe a programação completa na Fanpage: Hospital Veterinário Dr. Álvaro Abreu, ou pelo número: (54) 3282-8856.

Pet Center

Todos os sábados deste mês a Clínica está aberta para vacinação com desconto. Contato: (54)3282-9363


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS