Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Sem culpa!

Dia da Pizza: nutricionista ensina receita com massa integral

Além de maneirar na quantidade de fatias, é importante mastigar bem

PixaBay/Divulgação
Recheios saudáveis minimizam briga com a balança na hora de saborear pizza

Em 10 de julho, é celebrado o Dia da Pizza. Criada há mais de seis mil anos pelos egípcios e aperfeiçoada durante as cruzadas pelos italianos, a pizza é uma paixão mundial. Tudo começou com uma mistura de trigo e água, assada em fornos rústicos. Os turcos e fenícios foram os responsáveis por incluir o recheio na receita antes que desembarcasse no porto de Nápoles no século XVI. No Brasil, a pizza veio junto aos imigrantes italianos, que se estabeleceram no bairro do Brás em São Paulo. Mas foi somente em meados de 1950 que ela começou a ser difundida fora dos círculos italianos, chegando a todos os Estados. Para quem não dispensa uma boa pizza em família ou com os amigos aos fins de semana, a nutricionista Cintya Bassi dá algumas dicas para comemorar a data sem culpa.

Segundo a profissional, é possível manter o hábito sem brigar com a balança. “Prefira as pizzas preparadas com ingredientes mais leves, substituindo, por exemplo, a farinha de trigo pela farinha integral ou de quinoa, com recheio de hortaliças, como brócolis, rúcula, escarola, tomate e queijos magros, ao invés de queijos gordos, embutidos como linguiça e presunto e outros alimentos ricos em sal e gordura”. Escolha pizzas com massa fina, deixando de lado ingredientes como provolone, gorgonzola, calabresa, bacon, tomate seco e catupiry. Ainda, evite bordas recheadas e não coma em quantidades exageradas.

Além de maneirar na quantidade de fatias, outra dica importante é a mastigação. “Quem mastiga muito rápido acaba comendo a mais do que precisava. Procure mastigar bem os pedaços, sem pressa, pois assim você dá tempo para o organismo reconhecer que está satisfeito com a quantidade que foi ingerida”, ensina Cintya.

A nutricionista também lembra que a massa da pizza é um alimento calórico. “Possui em torno de 100 calorias na porção e o tipo de recheio escolhido pode facilmente triplicar esse número, variando entre 200 e 500 calorias. Ao fazer as escolhas certas, optando por recheios saudáveis, é possível saborear essa delícia sem colocar a dieta em risco”.

Receita de pizza integral de brócolis com queijo

Ingredientes massa

2 xícaras de farinha de trigo integral

1 colher sopa margarina light derretida

1 xícara de água morna

10 a 15 g de fermento biológico

Sal a gosto

Ingredientes recheio

1 xícara de molho de tomate

200 g de mussarela picada

200 g de brócolis pré-cozido

2 colheres de azeite

2 dentes de alho picado

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Orégano a gosto

Modo de preparo

Massa: Em um refratário despeje a xícara de água morna e dissolva o fermento e o sal. Acrescente a margarina e após metade da farinha integral mexendo com uma colher. Quando estiver homogeneizado, acrescente aos poucos o restante da farinha e mexa com as mãos até que a massa se solte. Se necessário acrescente mais um pouco de farinha. Amasse bem, formando uma bola e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Passado o tempo, corte a massa ao meio e estique – as com rolo até ficar no formato desejado. Leve ao forno médio por 10 minutos.

Recheio: Em uma frigideira doure o alho no azeite, acrescente o brócolis e tempere com sal e pimenta. Retire o disco de pizza do forno, passe o molho de tomate, coloque o brócolis e por cima salpique o queijo mussarela e o orégano. Volte ao forno até que derreta o queijo e sirva em seguida.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS