Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
E-mails contaminados

Itamaraty corta comunicação após ataque de vírus nos computadores

Ministério descarta uma invasão de hackers diretamente no sistema


Arquivo/Agência Brasil
Sede do Itamaraty em Brasília
O Ministério das Relações Exteriores está ilhado virtualmente. Os sistemas foram fechados na manhã desta quinta-feira (13), após o ataque de um vírus. Os diplomatas não têm acesso sequer aos e-mails. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão.

Segundo fontes da instituição ouvidas pelo jornal O Globo, os problemas vão além: há registros de interferência na comunicação oficial com os outros países. "Há problemas na chegada dos telegramas. Se conseguem acessar nossos e-mails, conseguem acessar os telegramas. Eles nada mais são do que e-mails criptografados", confirmou um diplomata sob a condição de anonimato.

Após suspender o acesso a sites externos, os técnicos do Itamaraty começaram a investigar as causas do ataque cibernético. Ainda não há detalhes, mas é certo que vírus foram enviados a funcionários do órgão por e-mail e espalharam-se pelo ambiente virtual do órgão.

Foi descartada uma invasão de hackers diretamente no sistema. A mensagem contaminada com um malware foi enviada para uma das caixas de correio coletivas e, por isso, atingiu uma grande proporção do órgão.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS