Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Serra

Pinhão é a estrela de evento em São Chico

21ª Festa do Pinhão prossegue nos dias 14, 15 e 16 no Parque Davenir Peixoto Gomes, na Estrada da Balança

  • Cleoton é responsável pela degustação de pinhão na festa de São Francisco de Paula
    Foto: Letícia de Lima/GES-Especial
  • As irmãs Maria e Marlei Zambelli, e o marido dela, Aloisio Paim, com produtos a base de pinhão
    Foto: Letícia de Lima/GES-Especial

Para comemorar uma das melhores safras dos últimos anos, São Francisco de Paula realizou o primeiro final de semana da 21ª Festa do Pinhão com sucesso. O evento prossegue no próximo final de semana (de 14 a 16 de julho) no Parque Davenir Peixoto Gomes, na estrada da Balança, que dá acesso à barragem do Blang (distante quatro quilômetros da RS-020 e do Centro da cidade). A festa reúne 100 expositores, entre eles dez produtores representando a agricultura familiar.

Segundo Rodrigo Marques, coordenador geral do evento, a expectativa é reunir aproximadamente 40 mil pessoas nos dois fins de semana da festa. “O espaço é bem maior do que do ano passado”, afirmou.

No pavilhão da agricultura familiar, dez expositores apresentam produtos à base de pinhão, além de artesanato, frutas, verduras e o legítimo queijo serrano (feito com leite cru). As irmãs Maria Zambelli, 42 anos, da localidade de Recosta, e Terezinha Zambelli, 47 anos, produtora rural no Salto, apresentam na feira alimentos feitos com pinhão como bolos, bombom, brigadeiro, pastel, cupcake e entrevero (com carnes de porco, gado e frango). “O pessoal gosta muito dos nossos produtos”, afirma Maria, que participa do evento há 11 edições.

Em outros pavilhões estão expositores de confecções, calçados, bijuterias, vinhos, queijos, salames e eletrônicos.

Degustação

A Festa do Pinhão tem, ainda, um restaurante especializado em comida campeira, incluindo pratos especiais à base de pinhão. “Tudo preparado na hora e com muito carinho”, afirma Jorge Marques, promotor de eventos e responsável pelo restaurante.

Os visitantes podem apreciar, ainda, o pinhão que é oferecido gratuitamente cozido ou sapecado na chapa, tarefa assumida há seis anos pelo produtor rural Cleoton Boff, 52 anos, mais conhecido como Preá. Segundo ele, durante toda a festa devem ser oferecidas sete toneladas da semente. Outros atrativos são o passeio a cavalo e um parque de diversões.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS