Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Hamburgo

Cúpula do G-20 libera comunicado oficial da reunião, com impasse sobre questão climática

Trump ficou isolado ao defender que combustíveis fósseis entrassem no texto

Ludovic Marin/AFP
Presidente da França Emmanuel Macron durante coletiva de imprensa neste sábado

O comunicado oficial final da cúpula do G-20, reunida em Hamburgo, na Alemanha, foi liberado durante uma coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (8). A chanceler alemã Angela Merkel disse que líderes mundiais concordaram em seu comunicado final na cúpula do G-20, acrescentando ainda que 19 membros do Grupo de 20 reafirmaram o acordo climático de Paris, classificando-o como "irreversível".

Merkel deixou claro que foi muito difícil obter um consenso sobre o assunto e, no final, quebrando a tradição, um parágrafo separado foi incluído para cobrir a posição do presidente americano Donald Trump, que se retirou do acordo de mudança climática de Paris e queria que os combustíveis fósseis fossem mencionados no texto.

A chanceler disse que a declaração deixa absolutamente claro que essa não é a posição comum dos outros 19 líderes mundiais. Ela disse ainda que não houve nenhum compromisso sobre as mudanças climáticas e chamou a posição dos EUA "lamentável". "Alteramos a declaração, que deixa muito clara a diferença entre o que os Estados Unidos querem e o que os outros países querem."


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS