Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia
Telefonia

Milhões de celulares irregulares podem ser bloqueados no Brasil

Usuários devem começar a ser notificados em meados de setembro

Freeimages.com
Smartphones e outros aparelhos eletrônicos com chip que não tiverem Imei, o número de registro homologado pela Anatel, correm o risco de ser bloqueados no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está negociando com as operadoras de telefonia para que celulares irregulares sejam bloqueados no País. Como irregular, neste caso, consideram-se os aparelhos que não possuem o número de registro certificado pela Anatel, o chamado Imei.

O Imei, que deve ter vindo na caixa do aparelho, na nota fiscal e também pode ser visto afixado no compartimento da bateria, é único para cada dispositivo. Celulares roubados ou importados irregularmente podem não possuir o número, que às vezes é removido ou apagado.

A Anatel decidiu, em conjunto com empresas de telefonia, combater a pirataria e roubo de aparelhos, daí a medida de bloquear quem não tiver Imei.

Em princípio, as operadoras deverão começar a avisar os usuários que possuem aparelhos irregulares por SMS em meados de setembro. Estima-se que até 40 milhões de dispositivos estejam nessa situação no Brasil, entre contrabandeados e roubados.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS