Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia
Teste

Missão da Nasa vai tentar desviar asteroide

Não há perigo de impacto, mas espaçonave que acaba de ser aprovada vai servir para experimentar técnica para evitar que corpos batam no planeta

Divulgação/Nasa
Concepção artística da espaçonave do DART (Double Asteroid Redirection Test) da Nasa, que vai ser arremessada contra um asteroide para tentar desviar sua órbita
Parece coisa de ficção científica, mas a Nasa acaba de anunciar uma missão para jogar uma espaçonave contra um asteroide, na tentativa de desviar sua órbita. O Double Asteroid Redirection Test (DART) estava na fase conceitual (isto é, era só uma ideia) e acaba de ser aprovado pela Agência Espacial Norte-Americana para a fase de design preliminar.

Ao contrário das histórias do cinema, não se trata de alguma tentativa desesperada de evitar uma colisão catastrófica. A Nasa quer testar se as tecnologias para tentar desviar corpos celestes funcionaram, caso isso se torne necessário. Um asteroide duplo já foi escolhido. Trata-se de Didymos, um par de rochas que vai se aproximar da órbita da Terra em 2022 e 2024, embora sem risco. O maior deles, Didymos A, tem 780 metros e o menor, Didymos B, 160.

A ideia é acelerar a sonda DART a 6 quilômetros por segundo e arremessá-la contra Didymos B. A Nasa informa que a nave terá aproximadamente o tamanho de um refrigerador. Os cientistas esperam calcular o desvio do asteroide após o impacto. É mais fácil fazer isso quando são dois corpos, por isso foi escolhido um asteroide gêmeo.  

As informações da missão poderiam ser empregadas em situações de perigo real, quando for detectado um asteroide que ameaça o planeta.


Tecnologia

por André Moraes
andre.moraes@gruposinos.com.br

André Moraes é editor de Tecnologia do Jornal NH. Sua experiência profissional inclui o jornalismo de divulgação científica, publicações técnicas e reportagem de tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS