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Polo, o novo Volkswagen nacional

Sexta geração do hatch começa a ser vendida em novembro, ficando posicionada entre o Fox e o Golf

A Volkswagen confirmou a produção do novo Polo na unidade da Anchieta, em São Paulo, que foi a primeira fábrica da montadora fora da Alemanha.

O modelo global – com mais de 14 milhões de unidades vendidas ao longo de sua história – é a principal novidade da marca para este ano e chega às lojas em meados de novembro, ficando posicionado entre Fox e o Golf. A sexta geração foi mundialmente revelada no último dia 16, na Alemanha.

O carro trará para a fábrica de São Bernardo do Campo algumas das tecnologias mais modernas do Grupo Volkswagen em todo o mundo, como parte do cronograma de investimentos da empresa no Brasil – da ordem de R$ 7 bilhões até 2020. Na Alemanha, é lançado nas versões Trendline, Comfortline e Highline, na edição especial Beats e na GTI.

Opcionais

Vários pacotes também são oferecidos, como o R-Line, Black e Style. A plataforma modular transversal (MQB) permite volume de porta-malas maior, que cresceu de 280 l para 351 l. O Polo tem 4,05 m de comprimento e é pouco menor que o Golf de quarta geração, mas o supera na distância entre-eixos (5,3 cm maior) e no espaço para o motorista e passageiros.

Pacote tecnológico

A versão básica vem com o sistema de monitoramento de área Front Assist, incluindo Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres de série. Uma opção disponível é o Adaptive Cruise Control (ACC - piloto automático adaptativo), que agora pode ser usado em velocidades até 210 km/h. Em combinação com o câmbio de dupla embreagem (DSG), o ACC também dispõe da função Stop & Go. As novas opções incluem o sistema de troca de faixas com Detector de Ponto Cego e Alerta de Tráfego Traseiro, o sistema Park Assist de estacionamento semiautomático e uma função de manobra, que protege automaticamente contra pequenos amassados.

Visual

Novo design torna o Polo um mini-Golf, mas lanternas lembram bastante as do nosso Gol. Na Europa, há novas opções de equipamentos como os faróis full LED de alta intensidade, luzes de condução diurna em LED e lanternas em LED.

Opções de motores

No Brasil, o carro deverá contar com duas opções de motor: o TSI 1.0 turbo de três cilindros (105 cv) e o MSI 1.6 aspirado (120 cv). Na Europa, porém, a gama de potências vai de 65 cv a 200 cv. Pela primeira vez, é oferecido com uma opção de propulsor a gás natural: o novo 1.0 TGI com potência de 90 cv. Quatro motores a gasolina e dois a diesel também estão disponíveis. Os movidos a gasolina vão do 1.0 MPI com 65 cv ao novíssimo 1.5 TSI EVO com desativação de cilindros (ACT) e 150 cv. O Polo está sendo lançado com duas opções a diesel (TDI) com 80 cv e 95 cv. Todos esses modelos são equipados com sistema start-stop e modo de frenagem regenerativo. Entre as opções de câmbio há o de dupla embreagem (DSG).

Novo interior

Os designers de interior e HMI (interface homem-máquina) criaram um layout novo e limpo para posicionar os mostradores e controles digitais e conectados num eixo visual contínuo tão alto quanto possível e, por isso, bastante visíveis para o motorista. Este é o primeiro modelo da marca a oferecer a nova geração do Active Info Display. Ao mesmo tempo, recebe a última geração de sistemas de infodiversão com telas variando entre 6,5’’ e 8’’. O interior limpo e de alta tecnologia é reforçado pela retroiluminação (equipamento de série na Highline e na GTI) assim como cobertura do painel e frisos decorativos numa ampla variedade de cores.

Versão GTI tem 200 cv

No topo da linha está o novo Polo GTI, movido por um TSI 2.0 com 200 cv (no modelo anterior, o TSI 1.8 gerava 192 cv). Combinando com a alta potência estão o chassi esportivo de série e o chassi opcional Sport Select. Na dianteira, o Polo mais potente se destaca através de itens como um para-choques especialmente desenvolvido com uma aba defletora e faróis de neblina integrados de série.

As típicas identificações dos GTI na dianteira incluem a faixa vermelha na grade do radiador, telas de ventilação tipo colmeia e, é claro, o logotipo GTI. Um item exclusivo presente neste GTI são faróis em LED opcionais com uma aleta vermelha. Na traseira, ostenta um grande defletor de teto em preto com alto brilho (na parte de baixo, é preto fosco), difusor no para-choque, saídas de escapamento duplas GTI (no lado esquerdo), lanternas traseiras em LED e, mais uma vez, o logo GTI. Nas laterais, chama a atenção as rodas de série em liga aro 17’’ (opcionalmente, podem ser 18’’), extensões nas saias laterais e pinças de freios pintadas de vermelho.

Bancos especiais

No interior, traz características típicas dos GTIs: bancos esportivos especiais com o legendário padrão xadrez clark, volante multifuncional em couro com costuras vermelhas, forro do teto e colunas em preto e empunhadura do câmbio GTI. Também está incluída como standard a iluminação ambiente.


Motores

por Adair Santos
abcmotores@gruposinos.com.br

Gasolina na veia - O tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet sempre alardeava que nas suas veias não corria hemoglobina, e sim gasolina. Uma anomalia genética que atinge milhões de pessoas no mundo e, pelo jeito, não tem cura. Jornalista há 15 anos, Adair Santos é um desses anormais que literalmente respiram tudo que diz respeito a veículos. Editor do caderno Motores, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, é apaixonado por carros, motos e aviões - ou seja, tudo o que tem motor, exceto a maquininha de obturação do dentista. Motores invade a rede - Os carros recém-lançados, aqueles protótipos bizarros que talvez nunca cheguem às ruas, dicas úteis sobre veículos e testes exclusivos. Além da versão impressa, que circula semanalmente às quartas-feiras no Jornal NH, Jornal VS e Diário de Canoas, agora as notícias sobre veículos contam com este importantíssimo espaço virtual para serem divulgadas. Não deixe de participar mandando sugestões e, quem sabe, até um flagrante fotográfico de um veículo que ainda está em fase de testes e futuramente vai ser fabricado no Brasil. Eu e minha máquina - Se você tem orgulho da sua máquina, seja ela um carro antigo ou novo, motocicleta, um triciclo ou até bicicleta, envie sua foto. Junto, informe seu nome completo e idade, cidade onde reside, telefone para contato, marca, modelo, ano de fabricação do veículo e desde quando tem ele na garagem. Mas atenção: não vale mandar só a foto do carro ou moto, você também tem que aparecer na imagem. Então, mãos à obra: passe uma cera na lataria, um gel no cabelo e faça o registro fotográfico.

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