Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Comportamento

Leitura a partir do berço: por que é importante ler para o seu filho?

O hábito ajuda na construção de vocabulário e acelera o desenvolvimento da fala, além de estimular os sentidos

Divulgação
Ler para os filhos estimula a leitura futura das crianças
Os especialistas são unânimes em dizer que o hábito da leitura, além de ser altamente positivo no que tange ao ganho intelectual, é poderoso para estimular atividades cerebrais, melhorar a memória, a concentração e o foco, entre outros benefícios relacionados à saúde. Portanto, é de fundamental importância introduzir o hábito da leitura desde os primeiros anos de idade.

Quando uma criança tem contato com os livros desde pequena, ela tem a possibilidade de desenvolver o pensamento crítico e a imaginação, as emoções e os sentimentos, aprender sobre o mundo e assimilar valores, além de estar exposta a novas palavras todos os dias, o que enriquece o vocabulário que possui.

Quanto mais cedo você incentivar seu filho a ter prazer na leitura, mais chances ele terá de se tornar um leitor assíduo. É o que defende Antônio Carlos Nantes de Oliveira, especialista em comportamento infantil, em um artigo publicado no site Eduque Seu Filho. O autor afirma, ainda, que os pais influenciam o hábito de leitura dos filhos. A participação do pai e da mãe resulta em vários benefícios, como a melhora da comunicação e da pronúncia correta das palavras, e favorece o aprendizado.

Anteriormente, a literatura infantil era calcada em preceitos morais e éticos com o objetivo de “moldar” a criança. A partir dos anos 1970, os livros infantis enveredaram para outro lado. Hoje as histórias adotam um sentido muito mais amplo, com alta valorização de aspectos sociais, atividades humanas e até mesmo de temas políticos.

Eline Fernandes, em seu artigo A Importância da Leitura Infantil para o Desenvolvimento da Criança, diz que os livros infantis são uma forma de os pequenos entrarem em contato com assuntos que povoam o imaginário deles, como medo, sentimento de inveja e de carinho, curiosidade, dor e perda.

Já que é importante incentivar as crianças a ter contato com os livros o quanto antes, nada melhor do que fazer isso desde os primeiros meses de vida. Apesar de o bebê não entender a história, os estímulos são essenciais para o desenvolvimento sensorial e, consequentemente, o desenvolvimento do cérebro.

Com o hábito diário, o bebê se acostuma com o ritmo e com a musicalidade das palavras. O desenvolvimento da fala, portanto, se dá de forma mais rápida. O contato com os livros também é essencial para estimular os sentidos e as emoções, já que os bebês prestam atenção nas expressões dos pais enquanto eles contam uma história.

Os sentidos são estimulados por meio das diferentes texturas, cores e formas. Existem ambientes que incentivam a literatura infantil, como bibliotecas e espaços específicos para as crianças, além de projetos como o clube do livro infantil Leiturinha, que prepara kits de livros, a partir da curadoria de uma equipe de pedagogos e psicólogos, de acordo com a fase de desenvolvimento de cada criança.

Os benefícios dessa prática se estendem para os anos futuros. Segundo Pâmela Bomfim, professora orientadora do projeto “Sala de Leitura”, da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, as crianças que chegam à sala de aula já com o hábito de ler em casa têm repertório maior e diversificado e têm mais facilidade e autonomia na realização de atividades, especialmente em produções textuais.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS