Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tecnologia

Fibra ótica garante mais velocidade na transmissão de dados, atendendo novas necessidades

Série especial mostra como esta tecnologia tem mudado a vida das pessoas

Josh Lefkowitz / GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP
League of legends (LOL) : novas necessidades demandam Internet mais veloz
Dropbox, Google Drive, Netflix, Facebook, Spotify, League of legends (LOL) e Skype. Se algumas dessas palavras fazem parte da sua vida é porque a Internet se tornou indispensável para guardar arquivos, relacionar-se com outras pessoas e para o entretenimento. Se anos atrás cada casa tinha apenas um computador ligado à Internet por meio de uma conexão discada, hoje essa cena parece ter saído de um livro da pré-história. Em uma mesma moradia chegam a estar conectados vários dispositivos ao mesmo tempo como smartphone, tevê, tablet e notebook.

Para garantir velocidade e qualidade na transmissão de dados, a fibra ótica é apontada como a melhor solução para dar conta de tanta demanda. Sendo assim, o uso doméstico da Internet foi ampliado com a disponibilidade desta tecnologia, modificando hábitos de consumo, as maneiras de entretenimento e até criando novas formas de relacionamento social.

O diretor da Sinosnet, Henrique Pufal, comenta que as tecnologias de transmissão de Internet via cabos metálicos possuem limitações físicas que impedem a transmissão de altas velocidades em grandes distâncias. “Antigamente, isso não era um problema para a Internet residencial, mas à medida que as tecnologias avançam, uma Internet de alta velocidade se faz necessária em casa”, analisa. Hoje é normal ter de cinco a dez dispositivos conectados dentro da mesma casa. De acordo com ele, nos Estados Unidos, os consumidores já podem controlar a temperatura da casa e até atualizar software dos automóveis pela Internet. “O tráfego de dados cresce a cada dia por causa desse consumo doméstico. São os novos hábitos e o entretenimento que demandam de mais capacidade.”

arteMudanças nas relações sociais

A tecnologia também vem modificando as relações sociais, tanto no âmbito familiar, afetivo, de entretenimento e no trabalho. O professor de Sociologia da Universidade Feevale Norberto Kuhn entende que a ampliação do uso da Internet, principalmente no ambiente doméstico, pode resultar em duas situações. “Pode acontecer tanto um ilhamento, da pessoa ficar fechadas nesta interfaces e deixar de se relacionar com o mundo externo, como a ampliação dos encontros presenciais, motivados pela relações tecnológicas”, reflete.

Kuhn reforça que a tecnologia da comunicação digital já foi incorporada à sociedade e tem tanto impactos positivos como negativos. Ele destaca que a tecnologia também pode aproximar as pessoas do mundo e cita como exemplo manifestações organizadas pelas redes sociais.

Tecnologia torna transmissão de dados mais confiável

Aficionados por jogos on-line como o League of legends (LOL) sabem a importância de ter uma conexão de qualidade. Jogos como estes são tão populares atualmente que há, inclusive, campeonatos mundo afora, com a distribuição de milhões de dólares em dinheiro. No entanto, como a banda utilizada é alta para este tipo de jogo, qualquer atraso na transmissão de dados coloca o jogador em desvantagem em relação ao competidor. “Com a fibra ótica, a latência, que é essa espécie de atraso, é muito baixa, o que não interfere no desempenho durante o jogo”, explica Pufal.

O tráfego de dados também é constante dentro de uma casa que tenha dispositivos conectados à Internet. Mesmo que ninguém esteja navegando naquele momento, os smartphones, por exemplo, aproveitam o sinal wi-fi para atualizar os aplicativos e softwares. Além disso, muitos aplicativos estão conectados à nuvem (cloude), criando backups de arquivos on-line. Ainda há pessoas que trabalham em casa e usam o recurso da videoconferência para reuniões de negócios, por exemplo.

Mais opções de provedores

Para o professor de redes de computadores da Universidade Feevale Daniel Bauermann, o crescimento do uso de dados doméstico estimulou também a concorrência. Se antes as grandes companhias dominavam o mercado da transmissão de dados, agora a fibra ótica domina a realidade. Assim, a tecnologia permitiu que novos provedores passassem a atender o consumidor, especialmente em território menores. “Isso foi muito bom, pois esse público também passou a receber esse sinal de qualidade. Às vezes o provedor até entrega mais dados do que se consome”, avalia.

Qual a diferença de BIT e BYTE?

Quando se fala em velocidades de transmissão e volumes de dados são usadas os termos bits e bytes que, apesar de serem parecidos, têm significados diferentes. A velocidade de transmissão na Internet é medida em “bits por segundo” (bps). Por exemplo, uma velocidade de 10 Megabits por segundo (10 Mbps) possui uma capacidade de transmissão de 10 milhões de bits por segundo. Já o volume de dados é medido em bytes (B). Um arquivo de 10 Megabytes (10 MB) de informação possui 10 milhões de bytes, ou seja, 80 milhões de bits.

Entenda mais

O bit é a sigla para “binary digit”, que em português significa dígito binário. É a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode ter apenas dois valores: 0 ou 1.

O byte é um conjunto de oito bits, que representam todas as letras (maiúsculas e minúsculas), sinais de pontuação, acentos, caracteres especiais e até informações que não podemos ver, mas que servem para comandar o computador e armazenar dados.

TEMPO PARA DOWNLOAD

Velocidade de conexão 1 Mbps 10 Mbps 50 Mbps

Foto (2MB) 16s 1,6s 0,32s

Música (5MB) 40s 4s 0,8s

CD (700MB) 1h33 9min20s 1min52s

DVD (4GB) 8h53 53min20s 10min40s


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS