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Saúde

Uma boa noite de sono vai te ajudar a ser mais produtivo

Para amenizar esses problemas, é preciso seguir algumas recomendações

Divulgação
Uma boa noite de sono vai te ajudar a ser mais produtivo
Segundo pesquisa de uma universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, a falta de sono pode afetar a produtividade e a saúde das pessoas. De acordo com o estudo, indivíduos que não dormem uma quantidade mínima necessária por noite (de sete a oito horas) podem sofrer mais com doenças como gripes e resfriados, pois o organismo fica debilitado, principalmente o sistema imunológico.

Assim, a “máquina humana” passa a ficar suscetível a doenças. Para amenizar esses problemas, é preciso seguir algumas recomendações:

Disciplina

O corpo humano tende a se acostumar à rotina, seguindo uma disciplina diária a respeito de várias situações. Geralmente, temos fome (no almoço e no jantar) em determinado horário todos os dias, pois estamos habituados a isto. Da mesma forma, ocorre com nosso sono. Ou seja: é importante que nosso cérebro também esteja habituado a seguir um horário para o descanso.

Isto é essencial para nos mantermos produtivos no outro dia, já que um sono irregular afeta nossa produção no trabalho ou em casa, pois nos sentimos sonolentos. Então, devemos manter uma rotina certa para não ter uma baixa produção.

Fugir das redes sociais

Geralmente, a pessoa pretende verificar apenas um e-mail do trabalho que ficou de receber, mas quando percebe, está respondendo mensagens em aplicativos, curtindo histórias nas redes sociais e interagindo nos comentários. Isso pode atrasar o início de uma noite de descanso.

Portanto, deixe de lado o acesso à internet antes de pegar no sono. Assim, você se sentirá desligado dos problemas externos.

Função soneca do celular

Por incrível que pareça, a função soneca do celular pode (e muito!) contribuir para uma baixa produtividade logo pela manhã. Ao atrasar o despertar, alguns compostos químicos do nosso sistema, que foram adquiridos durante o sono, deixam de agir no nosso organismo. Com isso, ocorre um atraso natural na produção matutina.

O ideal é colocar o despertador do celular para acordá-lo no horário certo, que não pode ser muito em cima da hora, evitando atrasos no ambiente de trabalho.

Lista de tarefas

Faça uma lista no dia anterior de todas as atividades que precisam ser realizadas no dia seguinte. Com isso, logo nas primeiras horas, você já começa a fazer todas as suas obrigações.

O correto é deixar essa lista na mesa de trabalho. Ao completar cada uma das atividades, risque ou faça um X na frente. Esse tipo de lista serve para manter as pessoas atentas às obrigações, mantendo a produtividade em alta.

Exercícios físicos

Não existe nada melhor para despertar músculos e o cérebro logo pela manhã do que atividades físicas. Com isso, a pessoa não dorme até tarde e ainda mantém o corpo em forma.

O exercício físico logo pela manhã libera endorfina na corrente sanguínea, mantendo as pessoas ativas durante todo o dia.

Colchão

Optar por colchões de qualidade é muito importante, uma vez que isso afeta diretamente a noite de sono. Um colchão desconfortável ou desgastado pelo uso pode acarretar em dores musculares ou até problemas de coluna mais sérios.


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