Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Voluntariado

Doutores Fantásticos receitam alegria em visitas ao HCC

Voluntários fazem apresentações semanais aos pacientes

Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
Voluntários levam música e mensagens positivas aos pacientes
Eles sugerem altas doses de bom humor, injeções de ânimo e o sorriso como prática cotidiana. E alertam: ao persistirem os sintomas, um Doutor Fantástico deverá ser consultado! São com estas recomendações que um grupo de nove voluntários faz do Hospital de Caridade de Canela (HCC) um palco de alegria, e dos pacientes, seu público mais entusiasta. Uma vez por semana, eles visitam crianças, adultos e idosos internados na casa de saúde, levando por meio de músicas, brincadeiras e mensagens de esperança, conforto aos hospitalizados.

A iniciativa acontece desde o dia 30 de março, quando os voluntários realizaram a primeira ação na Apae. A partir de então, a coordenadora do projeto, Tamara Veridiane de Brito, 30 anos, apresentou a proposta ao vereador e amigo Jerônimo Terra Rolim, ex presidente da entidade. Com o planejamento traçado, eles expuseram a iniciativa à direção do HCC, que abraçou a ideia. A unidade de saúde agora é ponto fixo para as performances dos Doutores Fantásticos, que se apresentam em diversas alas do hospital toda quinta-feira à noite. O projeto conta, ainda, com o apoio do vereador Marcelo Savi, para atividades realizadas fora do HCC, e com o Departamento de Cultura de Canela, com aulas de teatro e treinamento com o diretor de Cultura Tiago Melo. Um colaborador do hospital sempre acompanha o grupo em cada apresentação.

Em cada visita uma cura

Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
A iniciativa foi inspirada no projeto Doutores Coloridos, de São Paulo
A iniciativa foi inspirada no projeto Doutores Coloridos, de São Paulo. Com o sucesso da ação, o grupo já possui várias ramificações em outras cidades, inclusive em Igrejinha. Foi lá que Tamara começou a idealizar a ação para Canela. “Morei em Igrejinha por um tempo e com um problema sério de saúde fiquei internada mais de 20 dias. Recebi a visita dos Doutores Coloridos e vi o quanto vale a pena, sempre que eles apareciam era uma cura a mais pra mim”, relata. A diferença entre os dois grupos é que os integrantes dos Doutores Coloridos são remunerados e os Doutores Fantásticos são voluntários. Outro acontecimento que motivou Tamara a tirar o projeto do papel, foi um momento difícil que viveu ano passado. “Em novembro de 2016 meu apartamento pegou fogo. Senti na pele como é precisar da ajuda das pessoas. Em três dias eu tinha tudo dentro da minha casa. Ali eu percebi que era hora de retribuir e colocar em prática este projeto solidário, que sempre foi um sonho pra mim”, relembra emocionada.

Novos membros e doações

O grupo está aberto para receber novos voluntários. Os Doutores Fantásticos alertam que é preciso comprometimento por parte do participante já que deverá comparecer nos treinamentos realizados as terças-feiras. “Nosso público, muitas vezes, está passando por situações difíceis, então é preciso seguir uma orientação”, explica Tamara. O grupo precisa, também, de doações como jalecos, brinquedos, balões, maquiagem e fantasias. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato através da página no Facebook Doutores Fantásticos ou no perfil de Tamara Brito.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS