Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Mobilização

Vacinação contra gripe segue até o dia 26

"Dia D" da campanha aconteceu neste sábado no País

Manuela Teixeira/Divulgação
Público-alvo em Gramado é de 14 mil pessoas
Mesmo com o clima chuvoso, o Dia Nacional de Mobilização - “Dia D” - da Campanha de Vacinação contra a Gripe, no último sábado, dia 13, mobilizou a população até os postos de saúde do Centro (Postão) e da Várzea Grande para a imunização. Responsáveis por crianças até cinco anos e idosos foram os que mais procuraram as salas de vacina.

Rosa Maria Ely, 60, e Pedro Ely, 67, aproveitaram a vinda a Gramado para vacinarem-se. “Nos revezamos entre Porto Alegre e Gramado, onde temos casa, e aproveitamos para fazer a vacina aqui, que é mais perto e o atendimento é mais ágil, já que não há tanta espera como na capital”, contou Rosa Maria.

No caso das crianças, a maioria dos pais aproveitou a folga no trabalho para levar os filhos até os postos de vacinação. Foi o caso de Luci Telch que, junto com a sogra, levou Guilherme, três anos, e Helena, sete meses, para a imunização no Postão. “Atuamos em uma empresa de turismo e, por conta dos compromissos durante a semana, deixamos para o sábado”, explica Luci.

META

Até o momento, foram vacinados 68% da população-alvo da campanha (que, no total, é de 14 mil pessoas), sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. Segundo Marina Toniolo, coordenadora da Vigilância em Saúde, a população buscou com antecedência a imunização.

Neste ano, a principal novidade da vacinação é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo. Além destes, fazem parte do grupo prioritário indígenas, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (60 anos ou mais), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios.

Atendimento com dentista

No Dia D, a Secretaria da Saúde ofertou o atendimento de um dentista sobre a importância da prevenção contra o câncer bucal, especialmente para pacientes acima de 50 anos. A dentista Fernanda Cardoso Severo atendeu o público no Postão, explicando os riscos da doença, como fazer o autoexame e a importância de consultas preventivas.

Onde se vacinar

- Centro: 8 às 11 horas e 14 horas às 19h30

- Várzea Grande: 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia

- Caic e Pórtico: 8 às 11 horas e 14 às 17 horas

- Jardim, Piratini, Floresta, Carniel: 8 às 11 horas e 14 às 16 horas


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS