Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Niyama
Blog Niyama

Algumas dicas para praticar meditação

Separei alguns vídeos e informações muito legais que ajudam a fazer aquela pausa necessária durante o dia

Meditação faz um bem enorme para a saúde! O problema é que nem sempre a gente se sente disponível (ou mesmo capaz) de sentar em silêncio e virar o foco para dentro por alguns instantes. Por isso, o ideal, como destacaram as professoras Sasha Alano e Elaine Santos na matéria sobre meditação do caderno Viver com Saúde de segunda-feira, é buscar um curso, um professor, algo que lhe dê uma base de prática pra que você possa se concentrar em uma técnica específica (existem várias!), incorporar a meditação na sua rotina e praticá-la de forma mais natural e com frequência, para absorver ainda mais todos os benefícios que ela traz. Separei alguns vídeos e informações muito legais que ajudam a fazer aquela pausa necessária no começo, meio ou fim do seu dia! São dicas práticas que vão ajudar você a entender um pouco mais como a meditação funciona e a prestar mais atenção na sua respiração. :)

1. Meditação em um instante

Esse vídeo é de 2013, mas é muito esclarecedor a respeito da ansiedade que experimentamos no dia-a-dia. Fala sobre a meditação "em um instante" e mostra um passo-a-passo de como começar meditando durante um minuto. 

2. Técnica passiva: observe a respiração

Uma técnica divulgada por Osho é muito simples e ajuda muito a acalmar a mente. Consiste nos seguintes passos: 

- Sente-se em uma postura confortável, no chão, sobre uma almofada, ou em uma cadeira. Feche seus olhos e comece observando a sua respiração. Primeiro, a inalação, o modo como o ar entra pelas suas narinas e vai direto para os pulmões. 

- Ao final da inalação há um breve intervalo, antes que a exalação comece. Esse intervalo é muito importante, observe-o. Osho diz que "a experiência desse intervalo é você, seu âmago mais interior, seu ser". 

- Observe a saída do ar, a exalação. Depois dela, também há um intervalo. 

- Pratique estes passos duas ou três vezes, apenas observando o ciclo da sua respiração, sem alterá-lo - basta observar o seu ritmo natural.

- Agora, comece a contar os ciclos de inalação e exalação. Vá até 10. Depois, vá voltando de 10 a um. Às vezes, você pode acabar esquecendo de observar a respiração, e pode acabar passando de 10. Neste caso, comece de novo, do 1. 

- Essa experiência ajuda na conscientização da respiração e na concentração. 

3. Atenção plena (mindfulness)

É muito comum fazermos uma coisa pensando em outra, e é justamente isso que a técnica de mindfulness busca melhorar. A atenção plena tem como foco a concentração no momento e nas condições presentes - naquilo que está sendo feito agora, neste momento. A técnica é uma adaptação das práticas tradicionais budistas de meditação. Abaixo, você confere um vídeo da Monja Coen falando sobre atenção plena - o vídeo começa com o que ela chama de respiração consciente.

Há muitos vídeos e dicas sobre meditação na Internet. Vale dar uma pesquisada e vale mais ainda buscar um instrutor ou um curso na sua cidade. A teoria é maravilhosa, mas, por mais difícil que possa parecer, às vezes, não há nada como a prática. :) 

Namaste! 


Niyama

por Raquel Reckziegel
raquel.reckziegel@gruposinos.com.br

Mente. Energia vital. Autoconhecimento. Respeito ao corpo, aos próprios limites e ao mundo em que vivemos. A prática do yoga vai muito (mas muito mesmo!) além de meia dúzia de posturas de alongamento. O blog Niyama* surgiu justamente para apresentar um pouco desta fascinante filosofia de vida que se concentra não somente no corpo, mas em aquietar as flutuações da mente, curtir o presente e descobrir uma forma diferente de encarar a vida. Raquel Reckziegel é jornalista, trabalha na redação online dos sites do Grupo Sinos e pratica yoga há quase dois anos. (*Niyama é uma espécie de "código de conduta" que permite ao praticante olhar para dentro de si seguindo cinco conceitos: pureza, ou saucha; contentamento, ou santosha; austeridade, ou tapas; auto-estudo, ou svadhyaya; e devoção (ishvara-pranidhana).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS