Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Alerta

Estado pede suspensão de anticoncepcional injetável

Medroxiprogesterona 150 mg/ml foi suspenso pela Secretaria de Saúde após dois casos de gravidez durante o uso do medicamento

Sotck Xchng
Contraceptivo é oferecido em forma injetável
A suspensão do uso e venda do contraceptivo injetável Medroxiprogesterona 150 mg/ml, foi determinada pela Secretaria da Saúde (SES) na última quinta-feira (20). O alerta surgiu após a notificação de dois casos confirmados de gravidez durante o uso desta medicação. A SES também orienta as usuárias da Medroxiprogesterona 150 mg/ml a adotar medidas de proteção complementar e procurar os serviços de saúde até que os fatos sejam devidamente apurados. Os lotes do produto advertidos são o L67563, do Laboratório Pfizer, e 1627771, do Laboratório União Química.

As notificações serão encaminhadas ao Sistema Notivisa, responsável pela vigilância de efeitos adversos causados por medicamentos (farmacovigilância). Além disso, a Secretaria da Saúde criou um grupo de trabalho com representação da Saúde da Mulher do Departamento de Ações em Saúde, Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica (CPAF) e Centro Estadual de Vigilância Sanitária para auxiliar no esclarecimento dos fatos.

Por precaução, o Estado recomendou que os serviços segreguem e suspendam a venda dos lotes identificados até que a situação seja investigada. Entre os elementos apurados estão as datas de aplicação do medicamento, os registros das dispensações e aplicações nas unidades de saúde, avaliação de possível interação medicamentosa (que pode reduzir sua eficácia), armazenamento do produto e percentual de falha do método descrito em bula.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS