Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Tempo seco

Outono começa na segunda com tempo agradável e mais dias quentes, diz MetSul

Previsto apenas para o segundo semestre, El Niño pode trazer chuva ao Estado no fim da estação

Raquel Reckziegel/GES-Especial
Outono começa às 7h29 da próxima segunda-feira (20)
Em 2017, o outono – que começa às 7h29 da próxima segunda-feira (20) - não será marcado por dias tão frios como no ano passado. Segundo a MetSul Meteorologia, a estação terá predomínio de dias agradáveis, com marcas perto das médias históricas.

Além disso, não há previsão de que os fenômenos El Niño e La Niña atuem no início da estação. Com isso, o Oceano Pacífico estará em uma condição neutra, mas as águas superficiais estarão muito aquecidas na faixa equatorial perto da América do Sul, o que impactará no clima gaúcho.

Entretanto, no segundo semestre, não se pode descartar estágios iniciais de um novo episódio de El Niño ao final da estação, o que provocará um aumento das chuvas no Estado, afirma o boletim divulgado nesta sexta-feira (17).

Quanto à chuva, os meteorologistas da MetSul observam que a expectativa é de que o outono comece sob o predomínio de tempo mais seco, o que vai beneficiar a colheita da grande safra de verão, com aumento da chuva em direção ao final da estação. Eventos de chuva excessiva não podem ser descartados, sobretudo em junho, à medida que o aquecimento mais amplo do Pacífico Equatorial comece a impactar o clima gaúcho.

Menos gelado que 2016

A chegada do outono não significa que o calor fica para trás, adverte a MetSul. Alguns dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer este ano. 

O frio quase constante visto a partir de abril do ano passado não deverá se repetir este ano. Em 2016, foram três dias de mínimas abaixo de zero em abril, seis em maio e impressionantes 15 dias com marcas negativas nos primeiros 20 dias de junho, antes mesmo do começo do inverno. Mas alguns dias gelados e com potencial para marcas negativas e geada são esperados. É possível que junho seja mais quente em 2017.

Características gerais do outono

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril se dá o segundo, quando a freqüências de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, até algumas noites com geada. Este período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro com características climáticas já próximas daquelas observadas no inverno.

Outra marca do outono é a grande diferença de temperatura da noite pro dia. “Trata-se de um dos períodos do ano com maior amplitude térmica e que também proporciona um aumento nos dias de nevoeiro, especialmente a partir de maio”, destaca a meteorologista Estael Sias. Com freqüência, sob condições de céu limpo e ar seco, a temperatura pode variar até 20ºC ou mais no mesmo dia, o que força o uso de roupas mais pesadas no começo da manhã e vestuário mais leve no período da tarde.

“Muitas vezes, na estação, frentes frias avançam e as marcas nos termômetros que podem estar acima de 30 graus imediatamente antes da chegada da frente podem cair para valores entre 0º grau e 10 graus em poucas horas”, destaca Estael Sias.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS