Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.
VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Desastre natural

Prejuízo pode chegar a R$ 33 milhões, diz prefeito durante visita de Sartori a São Chico

Vendaval deixou um morto e centenas de casas destruídas

Laura Gallas/GES-Especial
Prefeito de São Francisco de Paula recebeu comitiva do governador Sartori nesta quinta-feira
O governador José Ivo Sartori, juntamente com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, sobrevoou na manhã desta quinta-feira (16) as áreas atingidas por um tornado no último domingo (12), em São Francisco de Paula, na Serra. O prefeito da cidade, Marcos André Aguzzolli, entregou um documento ao governador com o valor total dos prejuízos, orçados em cerca de 33 milhões de reais. Destes, pelo menos 20 milhões são referentes a danos contabilizados pela Associação Comercial e Industrial de São Francisco de Paula.

Sartori conferiu os estragos causados pelos ventos e avaliou a atual situação da cidade. Ele visitou ainda o Ginásio Municipal de Esportes, onde estão concentradas as doações vindas de todas as partes do Estado. Em seguida, a comitiva atendeu a imprensa no Clube Atlético Serrano.

O tornado, que atingiu o município por volta das 8 horas de domingo com ventos de até 150 km/h, deixou uma pessoa morta e centenas de casas e estruturas destruídas.

Defesa Civil reconhece emergência em São Francisco de Paula

Laura Gallas/GES-Especial
A segunda-feira foi de céu azul e cenário devastador em São Chico
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu hoje a situação de emergência de São Francisco de Paula em decorrência de tempestades que atingiram a região nos últimos dias.

O reconhecimento federal foi realizado por procedimento sumário - quando o desastre é considerado de grande intensidade e impacto, é público e notório. Nestes casos, o Ministério da Integração Nacional realiza o procedimento antes mesmo que a solicitação do município ou do Estado seja oficializada. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Para acessar o apoio emergencial disponibilizado pela Sedec, a prefeitura de São Francisco deve apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no site do órgão. Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.

Como ajudar São Chico

A prefeitura organizou o centro de doações, e também de acolhidos, no Ginásio Municipal, que fica na Rua Santos Dumont, 967, no Centro. Conforme a Defesa Civil, voluntários de várias cidades ajudam a população atingida. O governo do Estado confirmou ainda no domingo a liberação de 175 mil reais para a área da saúde.

Veja onde doar em outras cidades

Canela: Secretaria de Assistência Social, Rua Ruy Cunha, 124, Centro

Esteio: Ginásio Municipal Silvio Batista, na Vila Osório.

Novo Hamburgo: DCE da Feevale, no Campus II, entre o prédio verde e amarelo.

Sindilojas: Sede Administrativa - Rua Lima e Silva, 123, Centro; Centro de Eventos - Rua Canela, 297, Ouro Branco – das 8h às 18h

Taquara: Farmácia Santé na Rua Bento Gonçalves e no IACS

Três Coroas: Sede da Biondini - Rua Guilherme Sauer, 1700 Contato 51 9.9861-0985

Caxias do Sul: Cruz Vermelha - Rua Feijó Junior, Nº 269. Doações de segunda à sexta-feira das 13:30 às 17:30.

TopLine Mecanica de Caminhões, Rua Gérson Andréis, 728, Distrito Industrial.

Vacaria: Equipe Revolução.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS