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Autarquia municipal

Gramadotur investiu R$ 106 milhões no turismo

Aplicações aconteceram nos quatro primeiros anos da autarquia
Letícia Rossa/GES-ESpecial
Conselho, diretoria e presidência da autarquia encontraram-se na tarde de ontem, dia 9
Instituída no município em dezembro de 2012, a Gramadotur completou quatro anos de atuação em 2016. Neste período, a autarquia de turismo da cidade investiu, no segmento turístico, R$ 106 milhões. As informações, oficializadas na tarde de segunda-feira, dia 9, confirmam, ainda, a comercialização de 1,2 milhão de ingressos e a captação de R$ 39 milhões em patrocínios nestes quatro anos de história.
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo da Gramadotur, Alexandre Gehlen, a autarquia promove, anualmente, 127 dias corridos de evento em execução, o que representa mais de um terço do ano em atividade direta. “É um trabalho conjunto, que envolve um quadro enxuto de profissionais que realmente trabalha pelo turismo da cidade”, pontua Gehlen.
A formatação da autarquia
A Gramadotur, por operar em regime de autarquia municipal, é integrada por nove componentes do Conselho Administrativo: três representantes do poder público e seis da sociedade civil (CDL, Convention, Visão, Sindtur, Sindmobil e Abrasel). A Gramadotur traz, ainda, como sua missão, planejar e executar atividades vinculadas, direta ou indiretamente, ao turismo e à cultura da cidade. Devido à sua formatação, a autarquia não tem tributos, é fiscalizada pela Câmara de Vereadores e auditada pelo Tribunal de Contas do Estado.
Natal Luz tem maior ocupação desde 2013
O Conselho da Gramadotur determinou um limite de gastos para o 31º Natal Luz a fim de equilibrar o orçamento e permitir a manutenção da entidade em 2017. Apesar da redução orçamentária de 31%, Alexandre Gehlen informa que foi registrada a maior ocupação média nos espetáculos pagos desde 2013, com 78% dos lugares preenchidos. Houve, nesta edição, segundo a Gramadotur, o maior valor de captação de patrocínios da história do evento. “Nossa meta foi batida. E estamos orgulhosos dos resultados deste ano”, assegura o presidente da Gramadotur, João Pedro Till.
Projeções para 2017
No cronograma de atuação da Gramadotur, neste ano, está incluída a montagem de um planejamento detalhado dos cinco eventos administrados pela autarquia visando equilíbrio financeiro e melhoria na qualidade das atrações. Deverá haver, ainda, a ampliação dos investimentos devido ao resultado do Natal Luz. “Nossa intenção também é remodelar o organograma da Gramadotur para um melhor funcionamento”, pontua o presidente do Conselho Administrativo. Em um processo a longo prazo, a autarquia pretende incluir novos eventos no calendário oficial da cidade, a fim de diminuir a sazonalidade entre as atrações.

GRAMADOTUR EM NÚMEROS
- Crescimento médio de 30% ao ano no orçamento
- Mais de R$ 4 milhões investidos em infraestrutura (Expogramado, Lago Joaquina)
- R$ 26,6 milhões aplicados nos cinco eventos de 2016 (Festa da Colônia, Natal Luz, Festival de Cinema, Páscoa e Festival da Gastronomia)

ESTRUTURA ENXUTA
- 19 profissionais no quadro de funcionários
- Folha de pagamento representa menos de 7% do orçamento
- 146 processos licitatórios em 2016

BALANÇO SOCIAL
- R$ 3 milhões investidos no Programa de Artes, Orquestra Sinfônica e Educavídeo
- Doação de equipamentos, materiais e munição para órgãos de segurança de Gramado
- 92 mil kg de alimentos arrecadados na troca por ingressos
- Criação da Taxa de Turismo Sustentável

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