Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Casa própria

5 dicas de como evitar prejuízos na hora de comprar imóveis na planta

Alguns pontos precisam de toda cautela possível para evitar dores de cabeça e prejuízos
Divulgação
Um dos setores do mercado que está sempre em constante mudança é o imobiliário. Há épocas em que as vendas aumentam e aceleram os lançamentos de empreendedorismos que ainda estavam em construção.
Mesmo que ainda seja incerto o futuro do mercado imobiliário, por conta da crise no Brasil, alguns aspectos essenciais devem ser analisados pelo comprador de imóveis na planta. Mesmo que essa prática traga alguns benefícios, como o preço mais baixo, alguns pontos precisam de toda cautela possível para evitar dores de cabeça e prejuízos.
Confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar:
Construtora/Incorporadora
O primeiro e mais importante passo a ser feito antes de optar por um imóvel na planta é conhecer bem a construtora. Procurar saber se a empresa é ou não conhecida por entregar suas obras no prazo estipulado, ou se não possui nenhum problema com a legalização de terrenos e da construção, podem fazer toda a diferença e precisam ser analisados corretamente para garantir a segurança do seu negócio. Faça uma pesquisa aprofundada na internet antes de escolher a empresa de sua preferência, converse com corretores de confiança e visite os empreendimentos que já foram entregues pela empresa: isso pode ser essencial na busca por informações em relação à incorporadora. Algumas empresas, como a Esser, oferecem serviços e profissionais de qualidade para que suas expectativas sejam atendidas.
Documentação
Muitas pessoas ainda não sabem, mas um imóvel que ainda está em processo de construção não poderá ser vendido sem o registro da incorporação em cartório. A prática é conhecida pela sigla RI, e consiste em uma descrição sobre tudo que será construído, identificando qual será a empresa que irá administrar a obra e quem a efetuará. Essa verificação é um dos passos básicos e mais importantes para quem irá comprar um imóvel na planta.
Formalize a transição em cartório
Um dos passos mais essenciais para quem vai adquirir um imóvel que ainda está sendo construído é registrar todos os documentos necessários em cartório. A celebração do contrato de promessa de compra e venda do imóvel, transferência da propriedade para o comprador, entre outros documentos, precisam ser levados ao Cartório de Registro de Imóveis para que, dessa forma, fique constatado na matrícula. A partir desse registro, o comprador terá maior garantia de segurança – evitando, por exemplo, ser prejudicado por uma venda dupla do imóvel adquirido.
Tenha um advogado acompanhando todo o procedimento
Obter a ajuda de alguém que entende bastante sobre as leis imobiliárias é um dos pontos mais importantes para que qualquer irregularidade no contrato seja detectada antes de realizar o fechamento do negócio. O seu advogado também poderá te aconselhar a solicitar a cópia da certidão de registro da propriedade, do terreno, da incorporação da construção no Cartório de Registro de Imóveis, entre outros documentos. É esse profissional que irá analisar todos os documentos com total atenção, e te manterá protegido de qualquer negócio fraudulento.
Valor das parcelas
É muito importante ficar atento quanto ao valor das parcelas, pois vendas de apartamentos com parcelas ou até mesmo valor total muito baixos, pode indicar que você está fazendo um mau negócio. O valor das parcelas também muda conforme a obra for acontecendo. Se as parcelas iniciais forem muito baixas, isso pode significar que o financiamento ao final será muito maior, o que faria com que o comprador fique em apuros. A dica é pedir uma projeção geral do valor que deverá ser pago pelo imóvel e também uma que seja de longo prazo, para que você consiga se planejar com antecedência e saber qual o valor que será destinado ao investimento.
PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS