Compartilhar...

VOLTAR
FECHAR

Rua Emílio Leobet, 1559, sala 21 - Bairro Avenida Central - Gramado/RS - CEP: 95670-000
Fones: (54) 3286.1666 - Fax: (54) 3286.4015

PUBLICIDADE
Pesquisa

Games e robótica para ajudar pacientes sem movimentos

Artigo publicado em revista científica internacional descreve pesquisa com grupo brasileiro
Foto: HO/AASDAP/Lente Viva Filmes/AFP
Experiência que busca auxiliar na reabilitação de pacientes com paralisia emprega tecnologia de games
Uma pesquisa com participação brasileira acaba de ganhar projeção internacional, unindo recursos assistivos e, até, tecnologia de games. O periódico científico Scientific Reports, do grupo da Nature, acaba de publicar um artigo sobre pacientes paraplégicos, pesquisa durante a qual foram utilizadas técnicas de robótica e também de realidade virtual.
O grupo, ligado ao cientista brasileiro Miguel A. L. Nicolelis, acompanhou oito pacientes paraplégicos que estavam sendo treinados para aprender a comandar exoesqueletos robóticos. Para o treinamento, eles usaram realidade virtual e um hardware desenvolvido para videogames, o Oculus Rift.
No relatório, o grupo descreve que os oito pacientes estudados tinham lesões espinhais crônicas de longa data, e mostraram ganhos em mobilidade e sensibilidade, e até em alguns casos vida sexual renovada, através do treinamento de realidade virtual e o emprego de próteses robóticas controladas pela mente. Seis homens e duas mulheres que haviam perdido totalmente o uso de todos os membros tiveram progresso significativo, segundo o artigo.
PUBLICIDADE

MAIS RECENTES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Capa do dia

FOLHEIE O SEU JORNAL PREFERIDO NA TELA DO SEU COMPUTADOR.

ACESSE ASSINE AGORA
51 3600.3636
CENTRAL DO ASSINANTE

51 3591.2020
CENTRAL DE VENDAS DE ASSINATURAS